Desde uma simples coleta de lixo em sua casa, até aspectos maiores, feitos em coletivo, para falarmos das questões da sustentabilidade, é necessário conhecermos três "palavras mágicas", denominadas de "os 3 R's": Reduzir, Reutilizar e Reciclar, um conjunto de ações criadas para minimizar os efeitos que causamos ao ...
A política dos 3Rs é uma medida criada para que as pessoas diminuam a produção de lixo. Trata-se de um incentivo ou uma campanha para influenciar a população a poluir menos o meio ambiente através de um consumo consciente e também por meio de um manejo sustentável dos produtos e materiais utilizados no dia a dia.
Os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Um deles é a teoria dos 5 Rs da sustentabilidade. Ela é composta de cinco ações que reduzem o impacto de más atitudes dos seres humanos sobre o planeta Terra: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.
Relembre as boas práticas 5R (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar), e espalhe essa ideia! Reduzir o consumo desnecessário (e consequente geração de lixo) é o passo inicial e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício.
O que são os 5 rs? Os 5 rs são um estilo de vida sustentável preocupado com a diminuição geração de resíduos no planeta. As cinco palavras, repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, ajudam a construir um comportamento humano em compromisso com meio ambiente.
São, na verdade, propostas que visam combinar proteção ambiental e eficiência econômica presentes nos hábitos de consumo. As palavras escolhidas para representar a proposta dos 4 R's da sustentabilidade foram: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Muito conhecidos como ações fundamentais de preservação do meio ambiente, os 3 R's da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são um conjunto de práticas cujo objetivo é minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos provenientes de recursos naturais, além de poupar a natureza ...
A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e evitando o desperdício.
O ideal é separar o lixo em três grandes categorias....
Que tipo de lixo não pode ser reciclado?
Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados. Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
Nela você poderá descartar sacos plásticos, embalagens de plástico, garrafas PET, canos e tubos plásticos, baldes quebrados, tapewares, canetas, escovas de dente e até CD´s. podem ser reciclados como por exemplo embalagens de plástico metalizado, plástico termofixo, isopor e plástico celofane.
O segundo passo é entender o que é o lixo comum: todo material como restos de comida, frutas e legumes, lixo do banheiro, guardanapos sujos, bitucas de cigarro, folhas secas e esponjas de limpeza, entre outros. ... Lembre esses resíduos devem estar secos.
Os resíduos comuns são os que não apresentam riscos biológicos, químicos ou radiológicos à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Exemplos: papel de uso sanitário, fraldas, absorventes. sobra de alimentos, restos alimentar de refeitórios.