EQST

Quais So Os Tipos De Endogamia?

Quais são os tipos de endogamia?

Existem vários tipos de endogamia: ➢ a natural – que pode ser observada nas plantas autógamas; ➢ artificial – não intencional, quando populações alógamas são reproduzidas com pouco número de indivíduos, ou seja, populações pequenas, obrigando o acasalamento entre parentes; e ➢ artificial - intencional – quando deseja- ...

Qual a diferença entre endogamia e heterose?

Ø A heterose ou vigor de híbrido é definida como a expressão genética dos efeitos benéficos da hibridação (Ronzeli). É um processo inverso à endogamia. Pode ser observada também em espécies autógamas (feijão, soja, trigo, tomate) nos quais não sofrem prejuízos com a endogamia.

Quais as consequências da consanguinidade?

A consanguinidade, ou endogamia, é o sistema de acasalamento entre animais com certo grau de parentesco. ... A consanguinidade aumenta a semelhança entre os indivíduos, o que pode evidenciar os defeitos dos animais e provocar efeitos desfavoráveis como a redução geral da fertilidade, sobrevivência e vigor do rebanho.

Quais são consequências negativas do melhoramento genético?

Mudanças climáticas; Demanda global por alimento; Aumento produtivo; Resistência a pragas e doenças, etc.

Quais são os tipos de endogamia ou consanguinidade?

Endogamia ou consanguinidade é o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, que são geneticamente semelhantes. Quando os pais de um animal possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que o animal é consanguíneo ou endogâmico.

Quais os tipos de consanguinidade?

a) Direta (linebreeding) – quando os reprodutores se encontram em linha reta no pedigree. b) Colateral ou indireta – quando os reprodutores se encontram em linhas que partes do ancestral em comum. a) Aumento da homozigose. b) Não altera a frequência gênica.

Porque a endogamia é perigosa?

(1995), taxas de endogamia superiores a 10% podem ser perigosas, pois aumentam o número de locos em homozigose, evidenciando genes recessivos indesejáveis.

Qual o principal efeito genético da endogamia?

O principal efeito genético da endogamia é a homozigose de genes, cuja medida, dada pelo coeficiente de endogamia, indica a porcentagem provável de genes em homozigose do indivíduo endogâmico em relação ao não-endogâmico da mesma população.

O que se entende por endogamia e Exogamia?

Endogamia surge associada ao seu termo oposto – exogamia. ... Assinala, portanto, que onde existe a exogamia podem-se encontrar traços de um sistema de captura. A endogamia é definida em oposição à exogamia, isto é, como permissão de casar-se no interior de um grupo.

O que é Heterozigose em plantas?

Cada gene é composto de dois alelos que são representados por letras, quando os dois alelos de um gene são iguais se fala de um gene homozigoto e quando eles são diferentes são chamados heterozigotos. ...

O que são organismos geneticamente modificados Quais os pontos positivos e negativos?

Também chamados transgénicos, são organismos que sofreram alterações em relação ao seu património genético. ... Os OGM apresentam vantagens e desvantagens. Destacam-se como vantagens, a resistência das culturas a pragas e doenças e consequente aumento de produção, e a melhoria nutricional dos alimentos.

Como evitar a endogamia?

Recomenda-se evitar os acasalamentos endogâmicos intencionais e monitorar os acasalamentos, com base no parentesco entre os indivíduos, visando manter baixas as taxas de endogamia.

Qual o coeficiente de consanguinidade?

Em genética populacional, o coeficiente de parentesco ou coeficiente de consanguinidade (r) de Sewall Wright é a probabilidade de que, dado um locus escolhido ao acaso, os alelos de dois indivíduos sejam idênticos por origem.

O que é endogamia genética?

Endogamia ou consanguinidade é o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, que são geneticamente semelhantes. Quando os pais de um animal possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que o animal é consanguíneo ou endogâmico.

Qual o efeito da endogamia em plantas Autógamas?

Os efeitos da endogamia nas populações que se reproduzem preferencialmente via cruzamentos são: manifestação de carga genética pois há aumento da freqüência de genes (homozigotos recessivos) deletérios, letais antes encobertos nos locos em heterozigose; diminuição da heterozigose que pode afetar a viabilidade ( ...

Qual pode ser o problema genético decorrente da reprodução entre indivíduos que apresentam consanguinidade sanguínea?

São considerados consanguíneos os indivíduos que tenham ao menos um ancestral em comum. Certas doenças autossômicas recessivas podem causar erros inatos no metabolismo (albinismo, fenilcetonúria, alcaptonúria), cegueira, surdez congênita, retardo mental e displasias ósseas.