Didaticamente, podemos dividir o sistema respiratório das aves em pulmão e sacos aéreos (HILDEBRAND; GOSLOW, 2006). Nas aves, as cartilagens da laringe são similares às dos répteis, e não possuem cordas vocais. As aves apresentam uma estrutura denominada siringe, o órgão vocal, localizada na base da traqueia.
A hematose nos diferentes animais Já os vertebrados pulmonados, como os mamíferos, as aves, os répteis e os anfíbios adultos, movimentam o ar do interior dos pulmões, que são chamados pulmões de ventilação. Nos anfíbios adultos, é a musculatura da cavidade oral e da faringe que força o ar a entrar no pulmão.
O coração das aves apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) que se encontram completamente separadas; e suas hemácias são nucleadas (apresentam núcleo) e ovais, diferentemente dos mamíferos.
Os mamíferos obtêm do ar o oxigênio necessário para os processos energéticos do seu corpo. Todos os mamíferos são seres pulmonados, isto é, o ar entra pelas vias respiratórias até os pulmões, que absorvem o oxigênio. Até mesmo os mamíferos aquáticos têm pulmões, eles precisam vir à superfície para respirar.
A circulação nos mamíferos é fechada porque não existem lacunas, é dupla porque passa duas vezes pelo coração em cada ciclo e completa porque o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial.
Os dentes. Os mamíferos apresentam uma grande variedade de dentes com funções específicas. Os incisivos são planos e servem para cortar; os caninos são pontiagudos e são usados para estraçalhar a carne. Os molares são largos e com protuberâncias e servem para mastigar.
Reprodução. Os mamíferos se reproduzem por acasalamento. Em quase todas as espécies de mamíferos, a fêmea carrega o filhote em desenvolvimento dentro do corpo após o acasalamento. O filhote desenvolve-se no interior de um órgão chamado útero, que fica dentro do corpo da mãe.
São exemplos de mamíferos terrestres: ser humano, cachorros, girafa, leão, tigre, macaco, boi, urso, tamanduá, raposa, gato, onça, camelo, ovelha, jaguatirica. Existem ainda os morcegos que são animais mamíferos aéreos.
Exemplos de Animais Ovíparos
O óvulo é fertilizado dentro da fêmea, assim como o desenvolvimento do embrião. A maioria dos mamíferos são animais vivíparos, exceto o ornitorrinco e o equidna, que são animais ovíparos. Os animais ovovíparos também não põem ovos, porém parte da gestação da fêmea acontece dentro de um ovo.
Em biologia, os animais ovíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe. Este é o método de reprodução da maioria dos peixes, anfíbios, répteis, todas as aves, os monotremados, e a maioria dos insetos, moluscos e alguns aracnídeos.
Vertebrados. Mamíferos: a grande maioria desses animais se desenvolve dentro do corpo materno. Muitos são placentários (são ligados à placenta pelo cordão umbilical) como o gato, o coelho e a ovelha. Outros ainda são marsupiais e completam o desenvolvimento dentro de uma bolsa, como os cangurus e gambás.
Em biologia, designam-se como vivíparos os animais cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe, numa placenta que lhe fornece nutrientes necessários ao seu desenvolvimento e retira os produtos de excreção. São vivíparos a maior parte dos mamíferos e alguns peixes, répteis, anfíbios e insetos.
Características dos mamíferos voadores As aves têm asas cobertas de penas e morcegos com pêlo mas, no entanto, observando a sua estrutura óssea veremos que têm os mesmos ossos: úmero, rádio, ulna, carpas, metacarpos e falanges.
Muitos mamíferos, como os cães e os cavalos, têm pelos distribuídos por praticamente toda a superfície do corpo. Quando a pelagem é abundante e macia, como a dos coelhos, ela é chamada de pele. As baleias e os hipopótamos, que também são mamíferos, possuem apenas alguns fios.
Explicação: Peixes: têm o corpo coberto de escamas e barbatanas; respiram por guelras; nascem de ovos. Répteis: têm o corpo coberto de escamas; rastejam, nadam ou andam; respiram por pulmões e nascem de ovos. Anfíbios: têm a pele húmida; respiram por pulmões e pela pele; nascem de ovos.