Conflitos étnicos
Os conflitos étnicos são divergências entre indivíduos, grupos ou sociedades com propriedades religiosas, raciais, políticas, culturais e territoriais diferentes. ... Etnias foram extintas em prol de diversos pretextos, como expansão e domínio de territórios, acúmulo de riquezas, doutrinação religiosa, entre outros.
Guerras atuais datam de conflitos históricos ou insurgência de milícias contra governos
As guerras árabe-israelenses foram os conflitos travados entre Israel e as nações árabes ao longo do século XX. Esses conflitos iniciaram-se a partir da criação do Estado de Israel em 1948 e foram motivados pelo controle da Palestina. Ao todo, foram disputados quatro conflitos entre israelenses e as nações árabes.
Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
Para explicar o que é separatismo, é necessário esclarecer o conceito de autodeterminação dos povos. Esse termo é bastante antigo – foi citado em 1776, na independência dos Estados Unidos, e na Revolução Francesa de 1789 – e refere-se ao direito que povos têm de decidirem livremente sua situação política.
substantivo masculino Tendência dos habitantes de um território ou região a separar-se do Estado de que fazem parte para constituir Estado independente: separatismo das colônias portuguesas.
Resposta: Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
No Quebec há uma grande concentração de franceses, já que por consequência da rivalidade entre franceses e ingleses, as tendências separatistas sempre estiveram presentes na história do Canadá. Em 1969 ocorreu o reconhecimento e a oficialização da língua francesa no Quebec.
Pela grande diferença cultural como arquitetura, linguagem e religião predominante, o povo de Quebec não aceitam a nacionalidade canadense e já tentaram movimentos separatistas para obter a independência da província.
O Canadá é um país da América do Norte, constituído por dez províncias e por três territórios diferentes. ... Além disso, as províncias são responsáveis pelo fornecimento de serviços como educação e saúde pública, por exemplo.
A agricultura, pecuária, pesca e silvicultura são atividades do setor primário da economia do Canadá. Juntas, representam 3% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
Podemos evidenciar que o processo de industrialização do Cnadá foi consolidado por volta do fim da primeira guerra mundial. Nesse contexto, pudemos observar a presença de exploração de mineral na região, o que pode ser caracterizada como uma exploração pouco evidenciada e pouco intensificada.
A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. ... A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.
O escudo canadiano ocupa 49% da superfície do Canadá. Consiste principalmente em terreno erodido e ondulado e contém muitos rios importantes explorados para produção de energia hidrelétrica, particularmente no norte do Quebeque e Ontário.
Com 60 usinas e uma central nuclear, Hydro-Québec constitui o principal produtor de eletricidade no Canadá e o maior produtor mundial de hidroeletricidade.
carvão
“Cerca de 52% do consumo total de energia na Rússia é em gás natural, o combustível fóssil que produz a menor quantidade de emissões de gás carbônico. Além disso, a Rússia consome muita energia nuclear e hidrelétrica, assim como energia de outras fontes renováveis, como a solar e a eólica”, explica Mitrova.
No ano passado, o país também produziu 725,4 bilhões de metros cúbicos de gás natural, 439,3 milhões de toneladas de carvão e 1.
A Rússia depende de receitas de energia para impulsionar a maior parte do seu crescimento. A partir de 2012, o setor de petróleo e gás representou 16% do PIB, 52% da receita do orçamento federal e mais de 70% do total das exportações. A partir de 2019, a exportação de recursos naturais representou 60% do PIB do país.
Energia. Os Montes Urais, repletos de minerais, e a vasta reserva de combustível fóssil (petróleo, gás e carvão) tornam a Rússia rica em recursos naturais, que dominam as exportações russas. As exportações de petróleo e gás, especificamente, continuam a ser a principal fonte de divisas do país.