Ajuda a baixar a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue. Aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo. Fortalece os músculos, ajudando a manter a mobilidade à medida que os anos vão passando. Pelo menos 30 minutos de exercício aeróbico três vezes por semana ajuda a reduzir o declínio cognitivo.
Os exercícios aeróbicos são aqueles que utilizam o oxigênio para produção de energia. Eles proporcionam maior ativação e oxidação dos ácidos graxos (gordura), aumento do número e tamanho das mitocôndrias, melhoria da circulação sanguínea, aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.
Os principais exercícios aeróbicos que podem ser realizados em casa são:
Então, qualquer forma de exercício que aumente seus batimentos cardíacos é cardiovascular, seja sair para caminhar, correr ou nadar. Atividades rítmicas que envolvem grandes grupos musculares, tais como caminhada rápida, trote, ciclismo, natação, dança, entre outros são exercícios aeróbicos.
Os nutrientes que se constituem nas principais fontes de energia durante o exercício físico são os carboidratos e as gorduras. Os músculos sempre se utilizam de uma mistura desses dois nutrientes na “queima” metabólica com oxigênio.
O corpo responde com músculos tensionados, dor no pescoço e nas costas, dor de cabeça e de estômago, para você ter uma ideia. Exercícios são um bom antídoto: além de relaxar os músculos e diminuir a tensão, a atividade física libera endorfinas, que proporcionam bem-estar e diminuem o estresse.
Quanto aos principais efeitos do condicionamento físico no sistema cardiovascular, pode-se dizer que ele aumenta o volume sistólico máximo, o débito cardíaco máximo, o volume diastólico final e a massa ventricular e diminui a freqüência cardíaca de repouso e de exercício submáximo, a pressão arterial de indivíduos ...
“Pela prática regular de atividades físicas de forma diária, ocorre a liberação de um hormônio chamado endorfina (conhecido como o hormônio da alegria, que promove a sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores) e da dopamina (que gera efeito tranquilizante e analgésico na pessoa que pratica).
O cortisol é produzido no córtex supra-renal da glândula adrenal, próximo ao rim. Ajuda o corpo a usar glicose (um açúcar), proteína e gorduras. O cortisol produzido em laboratório é chamado de hidrocortisona. O cortisol é um hormônio esteróide que é produzido pelas glândulas supra-renais que ficam em cima de cada rim.
Dicas para reduzir seus níveis de cortisol naturalmente