Confira a seguir e entenda melhor o tema!
Os termos transtorno, distúrbio e doença combinam-se aos termos mental, psíquico e psiquiátrico para descrever qualquer anormalidade, sofrimento ou comprometimento de ordem psicológica e/ou mental.
Doenças psicológicas mais comuns
Além de fatores relacionados com o mundo moderno, as doenças psicológicas podem ser desencadeadas por alguns fatores genéticos, problemas hormonais e bioquímicos, perdas, frustrações e decepções. É importante destacar também que alguns problemas ainda permanecem sem causa conhecida.
O distúrbio é uma alteração nas condições físicas ou mentais do indivíduo que afeta o funcionamento de algo em sua rotina, e geralmente tem origem de fácil identificação.
Distúrbios alimentares podem ser originados de hábitos alimentares que causam danos à saúde como a redução extrema ou consumo em excesso de alimentos. Os distúrbios alimentares são comuns na adolescência e no começo da adulta.
Os distúrbios do equilíbrio são transtornos na manutenção do equilíbrio normal que resultam de doenças que afetam as vias vestibulares centrais ou periféricas, o cerebelo ou as vias sensoriais envolvidas na propriocepção . Esses distúrbios costumam apresentar-se como vertigem ou ataxia .
TRANSTORNO: é uma perturbação de ordem psicológica e/ou mental que causa incômodo na pessoa devido a falha de estimulação na região frontal do cérebro; DISTÚRBIO: é uma disfunção do Sistema Nervoso Central no cérebro que causa desequilíbrio patológico por alguma alteração violenta de ordem natural.
Distúrbios visuais subjetivos são distúrbios visuais caracterizados por sintomas subjetivos, ou seja, sintomas relatados pelos pacientes, mas que não podem ser comprovados objetivamente. Manifestam-se como escurecimento da visão, linhas denteadas ou onduladas, distorções visuais e imagem diminuída ou aumentada.
Os distúrbios de aprendizagem envolvem uma incapacidade de adquirir, reter ou usar habilidades ou informações gerais, o que resulta de dificuldades com a atenção, com a memória ou com o raciocínio e afeta o desempenho acadêmico.
O que é Transtorno Dissociativo de Identidade (TID)? Os transtornos dissociativos envolvem problemas de memória, identidade, emoção, percepção, comportamento e senso de si. Entenda melhor. Os sintomas dissociativos são capazes de perturbar muitas áreas do funcionamento mental.
Transtornos dissociativos estão associados a transtornos relacionados a trauma e estresse; (transtorno de estresse agudo e transtorno de estresse pós-traumático), que podem incluir sintomas dissociativos (p. ex., amnésia, flashbacks, entorpecimento, despersonalização/desrealização).
Pode-se definir o transtorno como uma condição psicológica severa em que aspectos importantes como memórias, comportamentos, sentimentos e a própria identidade são afetados. O TDI se configura como um processo mental dissociativo responsável pela falta de conexão ao que a pessoa traz em sua personalidade 'real'.
A amnésia dissociativa consiste em um tipo de amnésia (perda da memória) provocada por trauma ou estresse e resulta na incapacidade de recordar informações pessoais importantes. A pessoa tem falhas de memória, que podem durar de poucos minutos a décadas.
Amnésia Psicogênica: o indivíduo induzido por traumas psicológicos bloqueia algumas informações de sua memória sendo que esse bloqueio provoca o esquecimento que pode ser anterógrado ou retrógrado.
O trauma crânio-encefálico contuso (TCEC) é freqüentemente seguido pela amnésia pós-traumática (APT), definida como um estado transitório de confusão e desorientação, caracterizado por amnésia anterógrada e distúrbios de comportamento, entre eles, insônia, agitação psicomotora, fadiga, confabulação e ocasionalmente ...
Quando o assunto é trauma, esquecer é, provavelmente, o fim mais improvável. Por isso, o processo de cura, no caso das doenças relacionadas a esse tipo de situação, passa por uma espécie de reinterpretação das memórias ligadas ao evento traumático. Mas nem só na superação do evento traumático se encerra o tratamento.
A perda de memória geralmente dura de 1 a 8 horas, mas pode durar de 30 minutos até 24 horas (raramente). A maioria das pessoas com amnésia global transitória tem apenas um episódio na vida, a não ser que a causa seja convulsões ou enxaquecas.
A amnésia é uma perda total ou parcial da capacidade para recordar experiências ou acontecimentos que ocorreram segundos antes, nos dias anteriores ou acontecimentos ainda anteriores. Uma vez que muitas áreas do cérebro estão envolvidas na memória, lesões quase em qualquer lugar no cérebro podem causar amnésia.
A amnésia causada pelo excesso de álcool ocorre quando o cérebro se torna incapaz de registrar os eventos transcorridos durante a bebedeira.
Hipocampo
Cerebelo
Usamos 100% do nosso cérebro Utilizamos todo o nosso cérebro o tempo inteiro, para fazer das tarefas simples às mais complexas.
A atenção é fundamental na aprendizagem. O cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida. A formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é associada a um conhecimento prévio. ... A novidade é que as conclusões são fruto de investigações neurológicas recentes sobre o funcionamento cerebral.