Os países são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela.
A América – que também costuma ser chamada de “Américas” quando tratada em seu todo – é um continente localizado nos hemisférios norte, sul e ocidental, situando-se entre os oceanos Pacífico e Antártico. A sua área de km² torna-a o segundo maior continente do mundo, ficando atrás apenas da Ásia.
A divisão sociocultural da América divide esse continente em América Anglo-Saxônica e América Latina. Na primeira região, encontram-se apenas Estados Unidos e Canadá; na outra, todos os demais países do continente americano.
Continente Americano é o segundo maior do mundo, com 35 países independentes. ... Assim, um desses seis continentes é o Continente Americano. Assim, é banhado pelo Oceano Pacífico e Atlântico. Logo, o Continente Americano é dividido em duas partes, norte e sul, e ao meio encontram-se pequenas terras, chamadas de istmo.
Fisicamente a América é um continente bastante variado, apresentando regiões de planícies, planaltos (como as montanhosas Cordilheiras dos Andes), extensas regiões de vegetação, amplas regiões costeiras, longos rios e um clima que pode variar do geladíssimo Canadá ao clima tropical do Caribe.
O continente americano apresenta uma larga extensão territorial no sentido norte-sul, ou seja, possui uma grande variação em suas latitudes. Ao norte, ele é banhado pelo Oceano Glacial Ártico e, ao sul, pelo Oceano Glacial Antártico.
O continente americano também possui amplas áreas de planaltos caracterizadas por altitudes médias e formas irregulares muito desgastadas. ... No interior do continente americano existem grandes planícies e depressões, como a planície Amazônica e a Platina, na América do Sul, e a planície do Mississipi, nos Estados Unidos.
Por essa razão, é possível achar no continente uma grande variedade de biomas, tais como as florestas, tropicais e temperadas, as formações desérticas, a tundra, a taiga e as estepes, entre outros.
No continente americano destacam-se os climas tropicais, subtropicais, equatoriais, desérticos, semiáridos, mediterrâneo temperado, polar, frio de montanha, úmidos ou secos,etc. Aparecendo, em alguns pontos, o tropical de altitude.
Quais são os dois climas mais quentes do continente americano?
Clima Tropical, Equatorial, Subtropical, Desértico, Temperado, Frio, Mediterrâneo, Semi-árido, Frio de Alta Montanha, e Polar.
Essa região do continente americano abriga importantes tipos de coberturas vegetais como: tundra, floresta temperada, estepe e pradarias, vegetação desértica, savana, vegetação de altas montanhas e áreas desprovidas de vegetação. Não pare agora...
Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. ... Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
Por conseguinte, a vegetação da Tundra é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância para arbustos, ervas, líquens e musgos. Essas espécies, no entanto, só se desenvolvem durante os meses de verão, quando as temperaturas são menos frias, chegando a máximas de 10ºC.
Os principais são: Tundra: tipo de vegetação que se desenvolve a partir do degelo. É composto por liquens, musgos, ervas e arbustos de baixa estatura, em razão do clima frio com invernos longos e rigorosos. Floresta Temperada: esse tipo de vegetação ocorre em regiões onde predomina o clima temperado.
Resposta:Na América Central são encontradas vegetações semelhantes às da América do Norte e da América do Sul. Na costa e nas baixas altitudes são encontradas florestas e matas tropicais e nas regiões mais altas e frias a região é semelhante a da América do Norte, com florestas de pinheiros e carvalhos.
A formação vegetal encontrada nas porções da América Latina que abrigam o clima equatorial trata-se da Floresta Amazônica ou Floresta Equatorial. Este tipo de bioma apresenta clima quente e úmido, bastante densidade e grande diversidade nas espécies animais e vegetais.
A vegetação da taiga, influenciada diretamente pelo clima, é relativamente homogênea, sendo composta por árvores de grande porte com troncos retos e copas em forma de cones. As principais espécies são o pinheiro, cipreste e o abeto.
Tundra é um bioma no qual a baixa temperatura e estações de crescimento curtas impedem o desenvolvimento de árvores. Existem três tipos de tundra: tundra ártica, tundra alpina e tundra antártica. Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens.
Nesse bioma não existem árvores, pois a pouca claridade e o frio impedem o seu crescimento. No verão, podem ser vistos muitos animais na tundra, como as renas, lemingues, ptármigas, raposas, bois-almiscarados, lebres árticas, lobos árticos, urso-branco, coruja-das-neves, muitos insetos e aves migratórias.
A flora da tundra é constituída por pequenos arbustos, musgos e líquens. Enquanto a taiga tem pinheiros, abetos e árvores coníferas.
Para se protegerem do frio esses animais geralmente possuem corpo grande e recoberto por pelos ou penas, alguns possuem coloração marrom no verão e tornam-se brancos no inverno.
Alguns animais típicos das florestas tropicais são:
floresta Amazônica
Representando dois terços das florestas naturais do Brasil e cobrindo quase 50% do território brasileiro, a Amazônia é o maior bioma do País. Com extensão aproximada de 421 milhões de hectares, sendo a principal floresta tropical do mundo, o ecossistema concentra uma vasta biodiversidade.
A floresta amazônica engloba parte de nove países, Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. O Brasil tem 60% da área florestal. O site do Ministério do Meio Ambiente informa: “a Amazônia é o maior bioma do Brasil.
Implantação de sistemas agroflorestais, promovendo abrigo e alimentação para fauna, e utilização de recursos diversificados. Embelezamento da Paisagem com estímulo ao ecoturismo; Prevenção de ocupações irregulares, como invasões no imóvel; Estabelecimento de um legado natural para o entorno e meio local.