Coleta de sangue em jejum para determinar a concentração de glicose no sangue; Coleta de sangue para pesquisar hepatite B, toxoplasmose, HIV (o vírus que causa AIDS), rubéola e sífilis; Exame de urina: avalia presença de infecção urinária; Ultrassom obstétrico: é indicado para confirmar a cronologia da gestação.
O bom médico sabe ouvir a paciente. Ele vai diagnosticar considerando o contexto e não apenas um sintoma. Uma boa consulta deve durar no mínimo 40 minutos.
Existem dois especialistas: o ginecologista e o ginecologista obstetra. O primeiro trata da saúde feminina como um todo, enquanto o segundo cuida da mulher quando está grávida ou pretende ter um filho.
7 dúvidas que podem surgir para a sua primeira consulta ao obstetra
Emergências na gravidez: quando procurar um pronto-socorro
Geralmente, a visita ao médico deverá ser mensal até o sétimo mês de gestação. Depois da trigésima semana, a consulta é indicada a cada quinze dias e no último mês de gravidez, recomenda-se que seja realizada semanalmente. Essa periodicidade pode variar de acordo com a saúde da paciente e com as orientações médicas.
Problemas comuns na gravidez
O profissional lida com aspectos patológicos e fisiológicos. O obstetra realiza consultas, orienta e aconselha a mulher e familiares ao longo do período gestacional, realiza o parto e cuida da mulher e da criança durante o puerpério.