Quais So As Vias Extrapiramidais?

Quais so as vias Extrapiramidais

A noção de via extrapiramidal ou sistema extrapiramidal (SEP) surgiu como resultado de estudos anatômicos e fisiológicos que visavam compreender a forma como o sistema nervoso central controlava a atividade dos músculos esqueléticos, com o objetivo de que o corpo assumisse a postura corporal adequada e produzir movimentos voluntários.

Sistema medial

GABA (+ Enceph.) Os neurônios têm receptores de dopamina D2 e ​​são inibidos pela dopamina. Eles estabelecem uma ligação excitatória indireta com as saídas (GPi e SNr), pois se projetam para o GPe, inibindo seus neurônios GABAérgicos, que inibem os neurônios glutamatérgicos do núcleo subtalâmico, cuja função é ativar as saídas (GPi e SNr).

The author discusses the site of the lesion responsible for the parkinsonian symptomatology, accepting the view that the dyskinesia and the rigidity are caused by a lesion of the substantia nigra, in the same way as lesions of the subthalamic nucleus are responsible for the hemiballism. The author criticizes the classificai concept of the prevailing pallidal site of the lesion and the erroneous jacksonian interpretation of the phenomena.

Esses termos, no entanto, são ainda muito usados, sobretudo na área clínica. Assim, em vez de serem divididas em sistemas, as vias eferentes são classificadas de acordo com o trato ao qual pertence.

Doença de Huntington

Doença de Huntington

Do exposto, pode-se deduzir que o sistema medial colabora nos ajustes posturais básicos, necessários à atividade motora voluntária, enquanto o sistema lateral lida, juntamente com a via corticoespinhal direta, com os movimentos das extremidades voltados para uma finalidade como alcançar e manipular objetos.

Está envolvido em reflexos nos quais a movimentação da cabeça decorre de estímulos visuais. Surge no colículo superior, presente no mesencéfalo, o qual recebe fibras da retina e do córtex visual

Mal de Parkinson

“A reação extrapiramidal (ou sintomas extrapiramidais) diz respeito a sintomas que geralmente aparecem em distúrbios ou doenças que comprometem esse sistema neuronal, que está envolvido no controle do tônus e da postura”, explica Francisco Paumgartten, médico e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Vale lembrar que as células do sistema nervoso, os neurônios, comunicam-se umas com as outras por mensageiros químicos chamados de neurotransmissores. A dopamina é um exemplo, bem como a acetilcolina.

Os neurônios cujos axônios saem do estriado usam o ácido gama aminobutírico (GABA) como neurotransmissor principal e são inibitórios. Existem duas subpopulações: uma sintetiza a substância P como um cotransmissor e a outra encefalina.

The author gives the historical background of the surgical therapy of the extrapyramidal diseases, from Horsley (1890) to Bucy and Buchanan (1931) and other neurosurgeons who adopted the attack on the "pyramidal" tract, and, afterwards, beginning with Meyers (1940), the operations at the level of the basal ganglia. The good results of pallidectomy and thalamectomy on the parkinsonian tremor and rigidity imposed a reformulation of concepts on the physiopathology of the extrapyramidal system.

Componentes anatômicos e função da via piramidal

Componentes anatômicos e função da via piramidal

Os gânglios da base são estruturas neuronais subcorticais envolvidas no processamento de informações motoras, como planejamento e programação de movimentos complexos e habilidosos, e cujas alterações dão manifestações clínicas que se agrupam em síndromes conhecidas como “extrapiramidais”.

O trato retículo-espinhal pontino que surge dos núcleos reticulares da ponte e desce ipsilateralmente para todos os níveis da medula pelo funículo ventral medial, sua ação é aumentar os reflexos antigravitacionais da medula, pois facilita os extensores dos membros inferiores, auxiliando na manutenção da postura ereta.

Os neurônios GABA (+ Sust. P) têm receptores de dopamina D1 e são excitados pela dopamina (DA); eles também estabelecem uma conexão inibitória direta com as saídas dos gânglios basais (GPi e SNr) que também são GABAérgicos, mas “+ dinorfina” e inibem as células glutamatérgicas de projeção talâmico-cortical.

Trato tecto-espinhal: 

Mais conhecida entre pacientes que consomem antipsicóticos mais antigos, como o haloperidol (Haldol), esses sintomas também pode ocorrer após o consumo de substâncias como a metoclopramida (Plasil) e a bromoprida (Digesan), administradas com frequência nos hospitais e pronto-socorros em pacientes com crises de enxaqueca, refluxo, intoxicações alimentares, bem como após sessões de quimioterapia ou cirurgias no abdome.

A reação é muito frequente quando usados medicamentos para controlar sintomas de psicoses, em especial os chamados “antipsicóticos de primeira geração”, como o haloperidol, a clopromazina, a flufenazina e outros. Nesses usuários, a frequência alcança cerca de 30% dos usuários. “Há hoje uma série de medicamentos considerados ‘antipsicóticos atípicos’ que têm uma probabilidade muito menor de causar esses sintomas, como clozapina, risperidona, olanzapina e outros”, afirma Paumgartten.

Em linhas gerais, pode-se dizer que os distúrbios hipercinéticos, caracterizados por atividade motora excessiva, apresentam diminuição da inibição que os outputs (GPi e SNr) exercem sobre as projeções talâmico-corticais, que se tornam mais ativas.

Possíveis causas

No entanto, estes sintomas também podem ser consequência de uma doença neurológica, sendo a doença de Parkinson a principal responsável pelos sintomas. Saiba o que causa a doença de Parkinson, como identificar e tratar.

É caracterizada por dificuldade e retardo no início dos movimentos (acinesia), lentidão dos movimentos (hipocinesia), rosto inexpressivo ou expressão facial em máscara, alteração da marcha com diminuição dos movimentos associados dos membros durante o movimento e tremor Membros involuntários em repouso.

- núcleos do tronco cerebral

Responsável por influenciar os músculos axiais e proximais dos membros, ajustando a postura. A partir dos núcleos da formação reticular partem dois tratos importantes para a função motora.

A parte compacta da substância negra (SNc) possui neurônios dopaminérgicos (DA) que se conectam com o corpo estriado fazendo conexões, como já mencionado, excitatórias D1 nas células GABA (+ Sub. P) e inibitórias D2 nas células GABA (+ Encef.).

Embora as interações e o funcionamento articular exato das vias diretas e indiretas que acabamos de considerar não tenham sido esclarecidos, a organização anatômica e neuroquímica descrita nos ajuda a compreender, pelo menos em parte, algumas condições patológicas decorrentes da disfunção dos gânglios da base.

Quais são os sintomas Extrapiramidais?

Os sintomas extrapiramidais são uma reação do organismo que surge quando uma área do cérebro responsável pela coordenação dos movimentos, chamada de Sistema Extrapiramidal, é afetada.

O que é crise Extrapiramidal?

“A reação extrapiramidal (ou sintomas extrapiramidais) diz respeito a sintomas que geralmente aparecem em distúrbios ou doenças que comprometem esse sistema neuronal, que está envolvido no controle do tônus e da postura”, explica Francisco Paumgartten, médico e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ ...

O que é uma síndrome Extrapiramidal?

Os sintomas ou efeitos colaterais extrapiramidais são diversos transtornos do movimento, o principal é conhecido como discinesia tardia (movimentos musculares irregulares e involuntários, geralmente na face) e pode ser resultado do consumo de antagonistas dopaminérgicos, geralmente medicamentos antipsicóticos ( ...

Quanto tempo o Plasil fica no organismo?

Após a dose oral, o pico plasmático é alcançado em 30 a 60 minutos. A sua excreção é feita principalmente pela urina e sua meia-vida plasmática é de aproximadamente 3 horas.

Quanto tempo dura o efeito colateral do Plasil?

Sintomas de superdose podem incluir tremor de extremidade, aumento do músculo, rigidez muscular e sonolência, diminuição do nível de consciência, confusão e alucinações. Nesses casos deve-se proceder ao tratamento sintomático habitual. Os sintomas geralmente desaparecem em 24 horas.

Quais as reações adversas do Plasil?

Reações adversas de Plasil

  • Distúrbios Distúrbios do sistema nervoso. Muito comum: sonolência. ...
  • Distúrbios psiquiátricos. Comum: Depressão. ...
  • Distúrbio gastrintestinal. Comum: diarreia. ...
  • Distúrbios endócrinos* ...
  • Desconhecido: ginecomastia. ...
  • Distúrbios gerais ou no local da administração. ...
  • Distúrbios cardíacos. ...
  • Distúrbios vasculares.

O que o Plasil faz no organismo?

A metoclopramida, substância ativa de PLASIL é um medicamento que age no sistema digestório (grupo de órgãos do corpo, como por exemplo, estômago, intestino, entre outros, responsável pela digestão dos alimentos) no alívio de náuseas e vômitos.

Quem não pode tomar Plasil?

PLASIL é contraindicado nos seguintes casos: - em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade á metoclopramida ou a qualquer componentes da fórmula; - em que a estimulação da motilidade gastrintestinal seja perigosa, como por exemplo, na presença de hemorragia gastrintestinal, obstrução mecânica ou perfuração ...

Faz mal tomar Plasil todo dia?

Pode tomar plasil todo dia? Sim, desde que você não tenha alergia ao mesmo, não há qualquer problema em utilizá-lo diariamente.

O que acontece se tomar muito Plasil?

Sintomas 1 de superdosagem podem incluir sonolência, desorientação e reações extrapiramidais. Nesses casos deve-se proceder ao tratamento sintomático 2 habitual, utilizando-se terapia de suporte com drogas anticolinérgicas ou antiparkinsonianas e anti-histamínicos com propriedades anticolinérgicas.

O que acontece se eu tomar vários Dramins?

Caso você tome uma dose excessiva da medicação (superdose), podem ocorrer os seguintes sintomas: Sonolência intensa, aumento dos batimentos cardíacos ou batimentos irregulares, dificuldade para respirar e espessamento no escarro, confusão, alucinações, convulsões, podendo chegar a insuficiência respiratória e coma.

O que acontece se tomar Dramin todos os dias?

Olá, Além da sonolência, o dramin causa poucos efeitos colaterais. Não faz mal, porém é interessante descobrir a causa da náusea.