Quais So As Regies Da Frica?

Quais so as regies da frica

A África é um continente imenso e formado por dezenas de países com realidades geográficas, climáticas, históricas e sociais completamente distintas. Na tentativa de estabelecer uma melhor organização e entendimento político e econômico dos países africanos, a ONU propôs, após a Segunda Guerra Mundial, uma classificação com cinco regiões da África. Aspectos geográficos e físicos foram levados em conta, mas também culturais e socioeconômicos.

Videoaulas

Contudo, o crescimento rápido e desordenado e a falta de infraestrutura que marca a região levou à multiplicação de áreas urbana sem saneamento, eletricidade e onde as condições de vida são precárias, obrigando grande parcela da população a viver abaixo da linha de pobreza.

Outro aspecto de constante aparecimento em noticiários é a questão dos “Piratas da Somália“. O país possui uma das maiores zonas costeiras da África e, por sua localização, está situado num ponto estratégico para as rotas de navegação marítima mundiais. Quaisquer navios a atravessar o Canal de Suez, vindos da Europa, passam no litoral somali. O mesmo ocorre com navios que saem de toda a Ásia em direção à África ou Europa. A frequência de uso das rotas que cruzam a região criou um ambiente propício para a proliferação de “piratas” na costa da Somália. Na maioria dos casos, os piratas, embarcados em pequenos barcos, abordam navios mercantes e exigem o pagamento de resgates por sua liberação.

Na maior parte do continente, o clima é equatorial ou tropical, sendo temperado somente ao extremo norte e extremo sul. A vegetação dos países da África é composta, basicamente, por florestas equatoriais e savanas. A principal ameaça para estes ecossistemas foi a caça predatória que foi praticada pelos colonizadores, mas atualmente é o processo de desertificação causado pelo desmatamento das florestas equatoriais.

Regiões da África

<strong>Regiões da África</strong>

Nas últimas décadas, a política na região vem sofrendo um processo de revolução e democratização. Após 30 anos sob o comando de Hosni Mubarak (1981-2011), o Egito passou por revoltas e protestos em 2011 (Revolução do Nilo). Desde então, o país tem passado por um processo de redemocratização, com alternância de poder entre presidentes e partidos.

A forte influência e ocupação árabe ao longo da Idade Média e da Idade Moderna fez com que a grande maioria da população, ao contrário do restante do continente, fosse composta por caucasianos de ascendência árabe, persa e otomana.

Dados gerais da África

Situado entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, há baixa densidade demográfica no terceiro maior continente do planeta, em decorrência das características do território. São aproximadamente 30 milhões de km² que comportam mais de 800 milhões de habitantes em seus 54 países. A África é delimitada ao Norte pelo Mar Mediterrâneo, ao Sul pelos Oceanos Atlântico e Índico, na costa ocidental, o Oceano Atlântico, e na costa oriental o Oceano Índico, além do Istmo de Suez.

Uma característica peculiar da África é o alto nível de pobreza na maioria dos países do continente. Segundo o Banco Mundial, nove dos dez países mais pobres do mundo estão na África. Trata-se da República Centro-Africana, Burundi, Malaui, Moçambique, Níger, República Democrática do Congo, Somália, Sudão do Sul e Guiné-Bissau. Nesses países, indicadores como as taxas de desnutrição e mortalidade infantil estão bem acima da média mundial.

A África é um continente rico em recursos naturais e, portanto, a maior parte das economias dos países africanos baseia-se em atividades primárias, como agricultura, pesca e mineração. Em algumas regiões, essas atividades são a principal fonte de emprego e geram grande parte do PIB dos países.

População e idiomas

<strong>População e idiomas</strong>

Grande parte dessa região fez parte do Império Romano na Antiguidade e, antes disso, era parte do Império Macedônio de Alexandre. A partir da Idade Média, toda a região foi dominada por povos originários do Oriente Médio – califados e sultanatos se espalhavam por toda a costa mediterrânea da África, avançando até mais ao sul no continente. Todos os países do África Setentrional atualmente possuem uma população majoritariamente muçulmana.

A África é um continente culturalmente muito diversificado. A história colonial europeia, a expansão do mundo árabe e a cultura dos povos africanos originários deixaram a população com uma multiplicidade de idiomas falados em diferentes regiões do continente. Os idiomas mais falados são:

Também no ano de 2011, o ditador tunisiano Zine El Abidine Ben Ali deixou o poder, após comandar o país desde 1987 e refugiou-se na Arábia Saudita. O ano de 2011 ainda foi, finalmente, marcado pelo cerco e morte do ditador líbio Muammar al-Gaddafi, que controlava o país desde 1969. Esses acontecimentos se seguiram à onda de protestos e revoluções no mundo islâmico conhecida como Primavera Árabe.

Vegetação da África

Com PIB de 1% do total mundial, a África conta com aproximadamente 20 países tomados pela subnutrição crônica, e é na África Subsaariana que se encontram os países mais pobres do mundo, além dos que apresentam os índices mais elevados de propagação de epidemias e de desnutrição.

Os países com maior extensão no continente africano são: Argélia, com 2,38 milhões de quilômetros quadrados, República Democrática do Congo, com 2,34 milhões, e Sudão, com 1,8 milhão.

O continente africano é considerado o berço da civilização humana. As evidências arqueológicas mostram a presença e o desenvolvimento dos hominídeos, que foram os primeiros primatas a andar eretos e a demonstrar um desenvolvimento avançado de inteligência.

História da África

Para destituir a imagem de “cultura única” e oferecer possibilidades e oportunidades condizentes com a realidade de cada uma das nações africanas, essas cinco regiões passaram a oferecer uma visão mais regionalizada do que é a África.

Vale dizer que muitos dos escravos que foram trazidos às Américas no período colonial partiam da costa dessa região africana. Os escravos bantos, que constituíam muito da mão-de-obra escrava brasileira, eram originários de mais de 400 etnias distintas na África – boa parte delas vindas de áreas hoje englobadas por Angola e República Democrática do Congo. As religiões e a cultura de onde surgiram a umbanda e o candomblé também perduram até os dias de hoje em muitos países nessa zona da África.

Relevo da África

Entre os países que formam a África Central estão: Angola, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão e São Tomé e Príncipe.

Assim como mencionado acima, da mesma forma que a África possui países com IDH preocupantes, o continente também apresenta nações riquíssimas, bem como outras em desenvolvimento. Só para ilustrar, Nigéria, Egito e África do Sul são as maiores economias do território.

Quais os 54 países da África?

O continente africano é formado por 54 países, distribuídos em cinco regiões (África Setentrional, África Meridional, África Central, África Ocidental e África Oriental)....São eles:
  • Angola.
  • Cabo Verde.
  • Guiné-Bissau.
  • Guiné Equatorial.
  • Moçambique.
  • São Tomé e Príncipe.

Qual é o nome do maior país da África?

Argélia Maior país do continente africano, a Argélia conquistou a independência da França na década de 1960.

Quais são as Sub-regiões da África?

Sub-regiões por continente
  • África Ocidental.
  • África Oriental.
  • Corno de África.
  • África Central.
  • Congo.
  • África do Sul.
  • Sudão (região)

Quais as regiões da África e suas características?

Podemos encontrar áreas com predomínio do clima equatorial, outras de clima tropical, assim como há também regiões de clima desértico e mediterrâneo. O clima equatorial é registrado na região ocidental; o tropical, na região central e sul; o desértico, na região setentrional, assim como o clima mediterrâneo.

Quais os maiores países da África?

The Top 5 Os maiores países da África
  1. Argélia. A Argélia é o maior país da África, com uma área de 919,595 milhas quadradas e o maior país 10 do mundo. ...
  2. A, democrático, república congo. ...
  3. Sudão. ...
  4. Líbia. ...
  5. Chade.
1 de jan. de 2021

Quantas e quais são as Sub-regiões da África?

O continente africano abriga duas sub-regiões claramente delimitadas: a África Setentrional (Norte), também chamada Saariana, e a Subsariana (Sul). ... O clima é desértico e a região, majoritariamente ocupada, desde o século VII, por povos árabes que difundiram o islamismo, a língua e a cultura árabes.

Quais são as duas grandes regiões da África?

A África é dividida em duas grandes regiões: a África do Norte e a África Subsaariana. Uma característica sociocultural da África do Norte é a: a) pequena diversidade cultural dos grupos nativos locais. b) concentração de falantes de idiomas de origem latina.

Quais são as principais características naturais da África?

Entre os aspectos naturais da África, destacam-se o clima e a vegetação que recebem uma grande influência das variações de latitude. O Continente Africano é reconhecido por sua vasta área territorial, além de uma posição geográfica que torna esse continente o único a localizar-se em todos os hemisférios terrestres.

Quais são as regiões da África segundo o critério geográfico?

De uma forma simples, a África é regionalizada basicamente em África Islâmica e África Subsaariana. ... A África Islâmica representa a região norte do continente africano, essa área compreende um conjunto de nações que praticam a religião islâmica e de língua árabe.