Execução de alvenaria de vedação: etapas de levantamento
A alvenaria racionalizada se baseia em um tripé formado por material adequado, mão de obra qualificada e um bom projeto. Este último deve ser concebido no contexto da coordenação dos projetos, funcionando como um elemento de compatibilização entre arquitetura, estrutura e todas as instalações.
Alvenaria é um tipo de estrutura que utiliza pedras, tijolos ou blocos unidos por argamassa. O objetivo é oferecer resistência, vedar espaços e fornecer proteção acústica e térmica para a edificação.
A alvenaria de embasamento corresponde às fiadas executadas sobre o alicerce ou viga baldrame, permitindo a passagem de tubulações sem danificar a fundação, o nivelamento do piso e a contenção lateral para aterros do piso.
A ligação alvenaria-estrutura, também conhecida como encunhamento, consiste no preenchimento da última fiada da parede. A execução não é feita com blocos, mas sim com argamassas ou espuma de poliuretano.
A argamassa expansiva é um agente demolidor não explosivo, a base de cal virgem que, misturado com uma porcentagem adequada de água provoca uma reação química de alto poder e enorme tensão expansiva, superior a 7.
O pedreiro vai iniciar assentando as mestras no vértice da parede e, em seguida, puxar a linha para assentar a primeira fiada. Ao assentar os blocos o pedreiro sempre deve conferir: alinhamento, prumo, amarração e o esquadro nos encontros de paredes.
Ao iniciar as fiadas, estique uma linha entre os primeiros tijolos de cada extremidade. Após garantir que a linha esteja bem esticada, inicie o assentamento dos demais tijolos, sempre respeitando os limites da linha, assim você garantirá um alinhamento perfeito.
Como Levantar uma Parede: Entenda os Tipos de Materiais
Precisa ter fixação para firmar a parede. À Nao ser que você amarre as duas laterais da parede que irá erguer à outras paredes de cada lado. Então abra a parede, coloque feragem e amarre a nova parede às duas paredes. Mas pelo menos o azulejo é importante retirar e deixar no contrapiso para aderir a massa.
O bloco de concreto celular é uma opção mais leve para a construção do que o concreto convencional. Também conhecido como “espumoso” ou “poroso”, este tipo de bloco é produzido com vários vazios (bolhas de ar).
Art. 1.
“Estou construindo uma casa e quero usar o muro como parede, mas meu vizinho não quer deixar. Caso positivo, uma orientação inicial é que dessa linha divisória imaginária para dentro do terreno o dono pode construir individualmente o seu muro divisório. ...
Quando executados, os muros devem observar altura máxima de: I. 4,00m (quatro metros), acima do passeio, quando junto ao alinhamento; II. 3,00m (três metros), quando junto às demais divisas, medidos a partir do nível em que se situarem, excetuados os muros de arrimo que terão altura compatível com o desnível de terra.