Esta máquina-ferramenta é constituída por três partes fundamentais: bancada, árvore e mesa. Conforme a configuração e disposição destes três componentes principais assim se classificam as fresadoras em: Horizontais: São aquelas em que a árvore é paralela à mesa.
As máquinas de fresagem utilizam vários tipos diferentes de fresas para aplicações particulares. Os tipos mais comuns de ferramentas de usinagem são fresas e brocas, que realizam ações semelhantes. As fresas de desbaste criam cortes irregulares e moinhos, além de produzir cortes de largura.
Em fresamento concordante (fresamento ascendente), a ferramenta de corte avança no sentido da direção da rotação. O fresamento concordante é o método sempre recomendado - sempre que a máquina-ferramenta, a fixação e a peça permitirem.
No fresamento discordante, a fresa gira contra o sentido de avanço da peça. No fresamento concordante, a fresa se move no mesmo sentido de avanço. Em consequência disso, no fresamento discordante, a aresta de corte entra na peça com a espessura mínima de cavaco e sai na espessura máxima de cavaco.
Este alinhamento é necessário por que como se trata de fresagem de uma superfície inclinada, se a mesa não avançar paralelamente à superfície da peça a tendência é o chanfro ficar desalinhado. ... R: O mordente fixo da morsa deve ser alinhado no sentido do deslocamento da mesa da fresadora.