Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. Comum na região nordeste do Brasil. Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água. ... Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.
Solos arenosos, também chamados de solos de textura leve, são caracterizados pelo seu alto teor de areia. Quando o solo é classificado como arenoso, apresenta teor de areia superior a 70% e teor de argila inferior a 15%.
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
“Como, em geral, o solo se mostra pouco propício, a atividade agrícola na maioria das ilhas não alcança grande envergadura, produzindo quase sempre apenas para consumo interno.” Estamos falando: * 1 ponto.
O solo é a camada superficial da Terra. ... Os solos são, dessa forma, um elemento natural que compõe a paisagem terrestre. Os solos originam-se do processo de decomposição ou desagregação das rochas, graças às ações do intemperismo.
O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas.
Basicamente, o solo jovem é aquele em que podemos encontrar poucas camadas de terra. ... Como consequência disto, a vegetação do solo jovem costuma ser bem tímida. Isso ocorre porque esse tipo de solo possui baixa fertilidade, que é ocasionada pelas rochas (ou fragmentos destas) presentes abaixo da terra.
O processo de formação dos solos é chamado de pedogênese e ocorre principalmente em razão da ação do intemperismo, responsável pelo desgaste de uma rocha original (rocha mãe) e sua gradativa transformação em sedimentos, que dão origem ao material que compõe os solos.
Fatores que podem causar a degradação do solo