EQST

Quais So As Principais Caractersticas Do Perodo Medieval?

Quais são as principais características do período medieval?

As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.

São características do sistema feudal?

Características do Feudalismo

  • A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos. ...
  • A relação de suserania consistia em: um nobre (suserano) doava um feudo para outro nobre (vassalo), e em troca, recebia fidelidade e favores (às vezes militares). ...
  • O comércio não era forte, logo, a base da economia feudal era agrária.

O que é o período medieval?

A Idade Média foi um longo período da história que se estendeu do século V ao século XV. Seu início foi marcado pela queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e o fim, pela tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453. Os humanistas do século XV e XVI chamavam a Idade Média de Idade das Trevas.

O que quer dizer o nome Idade Média?

Por que o nomeIdade Média”? A Idade Média durou de 476 a 1453, e seu nome foi resultado de uma visão negativa que os renascentistas tinham do período. O nome Idade Média, usado para referir-se a esse período entre 476 e 1453, foi uma invenção dos renascentistas.

O que se convencionou chamar de Idade Média ou Período Medieval?

O que chamamos de Idade Média é o período compreendido entre a deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente, Rômulo Augústulo (476, século V), até a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, século XV), pondo fim ao Império Bizantino.

O que eram os burgos medievais?

Os burgos surgiram na Baixa Idade Média, na época da decadência feudal e crescimento comercial e urbano. Os burgos desenvolveram-se pelo processo de troca de produtos entre um feudo e outro. ... Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina.

Por que a idade média não pode ser chamada de Idade das Trevas?

Além disso, durante o Renascimento, convencionou-se chamar a Idade Média de Idade das Trevas pelo fato de os renascentistas se colocarem como herdeiros do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, fazendo renascer a cultura da Antiguidade.

Por que o termo idade média pode ser considerado preconceituoso?

A idade média ficava no meio e era considerado um período sem avanços, que estava afundando em religião e portanto era considerado uma era de escuridão. ... Portanto, o termo "IDADE MÉDIA" é preconceituoso, pois coloca o período como uma época de ignorância.

Por que alguns historiadores chamam a idade média de idade das trevas?

durante o Renascimento, convencionou-se chamar a Idade Média de Idade das Trevas pelo fato de os iluministas se colocarem como herdeiros do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, fazendo renascer a cultura da Antiguidade.

O que é a idade das trevas?

Idade das Trevasfoi o termo adotado pelos humanistas do século XVII, aonde generalizaram toda a civilização da Europa do século IV ao século XV como um tempo de ruína e flagelo. ... Todos eles rótulos pejorativos, que escondem a importância daquela época na qual surgiram os traços essenciais da civilização ocidental.

Qual era o poder da Igreja durante a Idade Média?

A Igreja Católica na Idade Média dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A Igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.