Adenina, guanina, citosina, timina e uracila As bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição. Elas, juntamente com um açúcar e um ácido fosfórico, formam o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA), encontrados nas células dos seres vivos.
As letras possíveis são A, C, G e T, representando os quatro nucleotídeos (subunidades) de uma cadeia de DNA – as bases adenina, citosina, guanina, timina, covalentemente ligadas a uma "coluna vertebral" de fósforo.
O emparelhamento dos ribonucleotídeos segue a seguinte regra:
Com auxílio de uma enzima chamada polimerases, as bases nitrogenadas vão pareando-se com sua base complementar: Timina com Adenina e Citosina com Guanina. Após o processo de pareamento das bases, duas novas moléculas de DNA se formam, inteiramente novas.
Uma sequência de DNA codifica um transcrito de pré-RNAm que contém cinco áreas que potencialmente podem ser usadas como éxons: Éxon 1, Éxon 2, Éxon 3, Éxon 4 e Éxon 5. Os éxons são arranjados em ordem linear ao longo do pré-RNAm e têm íntrons entre eles.
O processo de tradução gênica consiste em unir aminoácidos de acordo com o a sequência de códons do RNA mensageiro. ... A tradução ocorre nos ribossomos, que estão situados no citoplasma. O mRNA é traduzido em proteína pela ação de uma variedade de moléculas de tRNA, cada uma específica para cada aminoácido.
Resposta. O nucléolo é constituido basicamente de RNA ribossómico associado a proteínas. ... Compreende-se, então por que células muito ativas na produçaõ de proteínas costumam possuir nucléolos bem desenvolvidos.