Terceira infância. A terceira infância compreende o período dos 6 a 12 anos de idade (PAPALIA E OLDS, 2006) e usualmente está relacionado com o início do período escolar da criança, o que no Brasil compreende aproximadamente do 1° ao 6° anos do ensino fundamental.
Na terceira infância, ocorre o desenvolvimento do autoconceito e acontecem diversas transformações nas relações da criança com o outro. As mudanças deste período dos 6 aos 12 anos deixam marcas importantes para o resto da vida da pessoa, principalmente no campo dos relacionamentos.
Na primeira infância a criança se encontra no estágio sensório-motor (até aproximadamente dois anos) onde ela busca ter controle de suas habilidades motoras e aprender sobre o que a rodeia. Após os dois anos a criança entra no estágio pré-operatório, tal estágio dura até aproximadamente os seis anos.
O estudo psicossocial realiza-se com o objetivo principal de assessorar os magistrados, fornecendo-lhes um relatório com informações que poderão lhe propiciar um entendimento mais amplo da situação na qual as pessoas e, principalmente, as crianças vítimas de abuso sexual estão envolvidas.