EQST

Quais So As Diferenças Entre Os Tipos De Tecidos Conjuntivos Propriamente Dito?

Quais so as diferenças entre os tipos de tecidos conjuntivos propriamente dito? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais são as diferenças entre os tipos de tecidos conjuntivos propriamente dito?

O tecido conjuntivo frouxo possui a maior variedade de células e fibras. É um tecido altamente celularizado, com fibras mais delicadas e alta flexibilidade. O tecido conjuntivo denso apresenta maior proporção de fibras, menor quantidade de células e menor substância fundamental.

Como é formado o tecido cartilaginoso?

As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.

Quais são os tipos de tecidos conjuntivos especiais?

Entre os tecidos conjuntivos de propriedades especiais estão os tecidos adiposo, elástico, reticular, mucoso, cartilaginoso e ósseo.

Onde se origina o tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é um tipo especializado de tecido conjuntivo originado do mesênquima. Esse tecido é constituído por dois tipos celulares (condrócitos e condroblastos) e um material extracelular, denominado matriz.

Como são formados os condrócitos?

Células jovens sintetizam a matriz ao seu redor e, à medida que o fazem, entram em atividade mitótica e ficam aprisionadas na própria secreção – surgem, assim, os condrócitos. Essa mitose caracteriza o crescimento aposicional. Os condrócitos são células redondas, com núcleo basofílico seguindo a forma geral celular.