Os pesquisadores do Instituto Ayrton Senna adotam um que organiza a ampla variação de competências socioemocionais em cinco macrocompetências. São elas: abertura ao novo, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e resiliência emocional.
Esse autor apresenta a ideia de Inteligência Emocional, que está organizada em torno de cinco principais competências emocionais: autoconhecimento, autorregulação, motivação empatia e habilidades sociais.
A competência emocional descreve a capacidade que uma pessoa tem de expressar as suas próprias emoções com total liberdade, e deriva da inteligência emocional, que é a capacidade de identificar emoções; a competência se aprende e determina a habilidade que uma pessoa tem para se interrelacionar de forma construtiva com ...
A competência emocional diz respeito à capacidade de expressar emoções e construir relacionamentos. ... A competência emocional, por sua vez, é a capacidade de expressar as emoções para o mundo exterior e saber como construir relacionamentos positivos.
Competência é a qualidade de ser adequado e bem qualificado física e/ou intelectualmente frente a desafios. É a capacidade de tomar decisões bem informadas e coerentes. Contempla grupos de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para a realização eficaz de tarefas.
"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. ... Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química.
significa uma aptidão para cumprir alguma tarefa ou função. Também é uma palavra usada como sinônimo de cultura,conhecimento e jurisdição.
A junção dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores – as chamadas competências, unem-se de tal forma que aquela organização passa a ter uma identidade própria. Os propósitos, ideais, diferenças e valores que surgem dessa união podem ser chamados de competências organizacionais.
Existem três tipos principais de competências:
Atualmente o diferencial que as empresas buscam nos candidatos são suas competências, características comportamentais que o tornam apto a atuar em diversas situações organizacionais, ser criativo, ter uma visão sistêmica, saber trabalhar sobre pressão e em equipe são algumas delas.
Para que haver um conjunto de competências essenciais, deve-se atender três critérios: Extendabilidade: proporcionar uma ampla variedade de mercados, permitindo que a organização seja versátil. Além disso, garantir que a competência tenha um papel importante na abertura de novos mercados e oportunidades futuras.
As competências organizacionais essenciais são a identidade da empresa, ou seja, aquilo que a diferencia de suas demais concorrentes e que lhe permite obter alguma fonte de vantagem competitiva.
As competências organizacionais podem ser divididas como básicas e essenciais, conforme citado por Coutinho, M. Ao contrário das competências básicas, as competências organizacionais essenciais são as que agregam valor e diferencial competitivo à empresa. ...
Capacidade organizacional é aquela obtida pelas empresas como resultado da soma das competências individuais das pessoas, qualquer que seja o setor ou área. As competências estão diretamente relacionadas ao desempenho no trabalho, associando conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas ao resultado que entregam.
A competência pessoal assume um papel de destaque no recrutamento e pode ser determinante na escolha de um candidato. ... A competência profissional nada mais é do que saber utilizar os conhecimentos que foram adquiridos ao longo da carreira e se transformar na medida em que aumenta a diversidade de situações vivenciadas.
Competências Gerenciais são conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos diferentes níveis da organização, que resultam no que os gestores realizam ou produzem no trabalho (ZARIFIAN, 2001).
Quais são as competências socioemocionais? As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.
5 principais habilidades de um líder
Quando falamos em líder no ambiente de trabalho as principais características que se espera desta pessoa são: visão, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação, automotivação, habilidade de unir pessoas, poder pessoal, congruência, capacidade de adaptação, disciplina, resolução, busca constante por ...
Conheça 10 princípios ou características fundamentais que os gestores devem possuir nos próximos anos:
Capacidade de conduzir um grupo de pessoas, constituindo uma equipe que gera resultados, a liderança é a habilidade de motivar e influenciar pessoas, de forma ética e positiva, de tal forma que elas contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização.