EQST

Quais Processos So Endotrmicos E Exotrmicos?

Quais processos so endotrmicos e exotrmicos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais processos são endotérmicos e exotérmicos?

São processos endotérmicos e exotérmicos, respectivamente, as mudanças de estado: a) fusão e ebulição.

Quais são os processos exotérmicos?

Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões. Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos.

Qual a diferença entre uma reação endotérmica é uma reação exotérmica?

Quando fornecemos temperatura a um sistema em equilíbrio, por exemplo, estaremos favorecendo a ocorrência da reação que absorve calor, isto é, a reação endotérmica. Por outro lado, se diminuirmos a temperatura do sistema, estaremos favorecendo a reação que libera calor, ou seja, a reação exotérmica.

Porque a Fotossintese é um processo Endotermico?

Um bom exemplo de reação endotérmica é o fenômeno da fotossíntese. Quando a luz do sol penetra em uma molécula de clorofila das plantas, ela absorve uma parte da energia luminosa, de forma que a reação do gás carbônico em contato com a água produza glicose, além da liberação de oxigênio.

Porque a vaporização é um processo endotérmico?

Nesse caso, temos uma vaporização, em que é necessário absorver energia para que se consiga romper as ligações entre as moléculas da água, pois no estado gasoso elas estão mais afastadas do que no estado líquido. Isso significa que a vaporização é um processo endotérmico.