Resposta: Para compor um robô, é necessário a carcaça, mecanismos físicos, processador de dados e energia como força de funcionamento.
Um robô industrial é oficialmente definido pela ISO como um 'manipulador multipropósito controlado automaticamente, reprogramável, programável em três ou mais eixos'. ... Em aplicações de fundição injetada e em injeção de plásticos, os robôs são utilizados para descarregar os componentes acabados de vazar.
Os manipuladores são compostos por juntas, elos e punhos. ... Um dos fatores mais importantes para determinar a característica de um manipulador robótico industrial é definir o número de graus de liberdade, pois este fator determina a quanti- dade e os tipos de movimentos que o manipulador será capaz de executar.
Robôs industriais são máquinas que desempenham tarefas que necessitam de esforços repetitivos, precisão, resistência, rapidez e força. Ele pode mover ferramentas, dispositivos especiais, peças e outros itens. Optar por um robô industrial aumenta a produtividade e reduz os custos da empresa.
Um robô de coordenadas cartesianas é um robô industrial cujos três eixos principais de controle são lineares (movem-se em linha reta ao invés de rodarem) e estão em ángulos retos com relação a cada outro. Entre as suas vantagens, este arranjo mecânico simplifica o controle do braço.
Os efetuadores (órgão terminal ou ferramentas) desempenham o trabalho. O tipo mais simples de efetuadores são as garras, que possuem o movimento de abrir e fechar.
Robôs podem ser classificados utilizando vários critérios tais como: autonomia do sistema de controle, mobilidade da base, estrutura cinemática, forma de acionamento, graus de liberdade, geometria do espaço de trabalho, etc.
O controle dos robôs de primeira geração é feito por curso e parada mecânica, através de parafuso sem fim, o que equivale dizer que a programação de uma tarefa para esses robôs é quase inflexível, e feita com muito pouca liberdade de mudança.
As juntas são elementos mecânicos que conectam os membros (partes) da estrutura dos robôs móveis ou dos manipuladores e podem ser:
6 peças essenciais para fazer um projeto de robótica
Um robô de coordenadas polares ou esféricas possui dois movimentos rotacionais, na cintura e no ombro, e um terceiro, que é linear – os três eixos descrevem um envelope esférico. Sua área de trabalho é maior que a dos modelos cilíndricos, e sua rigidez mecânica é menor.
A utilização de robôs nas indústrias é uma realidade em todo o mundo. Eles podem ser usados no transporte automatizado e veículos para transporte de carga. Numa linha de produção, são capazes de desempenhar funções arriscadas para seres humanos, como transportar vidros para montagem de automóveis.
5 aplicações da robótica que podem mudar o futuro
As três primeiras, próximas da base, são denominadas juntas principais, pois permitem posicionar o elemento terminal (efetuador) em qualquer posição no espaço, dentro do volume de trabalho do robô; As três finais, próximas do elemento terminal (efetuador) são denominadas juntas do punho, e permitem orientar efetuador.
Essa tarefa pode ser realizada adicionando-se articulações para o pulso do braço, dando um maior grau de liberdade. A partir disso, o robô fica habilitado a realizar os seguintes movimentos: Pitch - movimento para cima e para baixo. Roll - movimento de rotação no sentido horário e anti-horário.
O braço mecânico faz a varredura de uma área e quando o sensor localiza o objeto manda um sinal que é interpretado pelo microcontrolador indicando a distância exata do objeto. A garra é acionada e captura o objeto. É um típico controle de malha fechada.
Tem-se assim as seguintes juntas rotativas: Rotativa de torção ou torcional T: Os elos de entrada e de saída têm a mesma direção do eixo de rotação da junta. Rotativa rotacional R: Os elos de entrada e de saída são perpendiculares ao eixo de rotação da junta.
O braço robótico é adequado, principalmente, para aplicações de embalagens em várias áreas, tais como alimentos, produtos farmacêuticos, energia fotovoltaica e cosméticos com capacidade de realizar operações de até 200 picks por minuto.
Em termos de anatomia macroscópica, o "braço" refere-se à porção entre as articulações do ombro e cotovelo. É o arcabouço do braço e suas principais funções incluem o movimento do antebraço, a transmissão de movimento e a passagem de estruturas neurovasculares ao longo do membro superior.
A montagem é surpreendentemente simples: basta soldar a fonte e o joystick ao Arduino e, em seguida, conectar os quatro servo-motores à placa. Com isso, toda a parte eletrônica do braço já está pronta.
Protótipo é ativado através do monitoramento do cérebro. No mercado, prótese mecânica de braço chega a custar R$ 200 mil. Um braço robótico de baixo custo e que funciona a partir de comando cerebral foi criado por Vítor Hazin, de 22 anos, estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Startup americana desenvolveu uma prótese capaz de prever movimentos e se adaptar às necessidades do usuário. São Paulo - Pessoas que nasceram sem algum membro do corpo ou que precisaram amputá-los por necessidade pode usar próteses para simular a existência de braços, mãos, pernas e pés.
Vantagens da robótica na automação industrial
3.
As vantagens é a velocidade nas fabricação de peças e a precisão apresentada por eles e as desvantagens basicamente é o desemprego e a manutenção dos mesmos.