Os sintomas mais comuns da cardiopatia congênita são:
A tetralogia de Fallot envolve um grande defeito do septo ventricular (DSV), obstrução do fluxo de saída do ventrículo direito e obstrução da valva pulmonar e excesso de “cavalgamento” da aorta. O fluxo sanguíneo pulmonar é menor, o ventrículo direito se hipertrofia e o sangue não oxigenado entra na aorta via o DSV.
Cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca.
Significado de Cardíaco adjetivo Pertencente ou relativo ao coração: músculo cardíaco. substantivo masculino Pessoa que sofre do coração.
A cardiomegalia, popularmente conhecida como coração grande, não é uma doença, mas é um sinal de alguma outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença das artérias coronárias, problemas nas válvulas do coração ou arritmia, por exemplo.
A massa de um coração adulto é de 250 a 350 gramas. O coração é geralmente do tamanho de um punho cerrado, medindo em média 12 cm de comprimento, 8 cm de largura e 6 cm de espessura.