Os exercícios para perder barriga são aqueles de média a alta intensidade, que aumentam os batimentos cardíacos e que fortalecem os músculos abdominais, pois isso ajuda na queima de gordura e contribui para um melhor contorno corporal.
Segundo o Dr. Luke James, diretor médico do UK Insurance no Bupa Health Clinics, fazer exercícios apenas focados no abdômen não garante que a gordura na barriga seja perdida. Ele defende que é preciso adotar uma abordagem geral incorporando também exercícios para o corpo todo na rotina de atividades físicas como o HIIT, por exemplo.
Muitas pessoas procuram saber como fazer abdominal, porque são ótimos para tonificar e definir a musculatura do abdômen, mas sozinhos não irão te fazer perder a barriga.
Então, para fazer este exercício, você pode escolher duas formas, ou se apoiar com o antebraço ou com a palma da mão apenas. A segunda opção é mais indicada para você que está com a musculatura bem fortalecida e tem bom equilíbrio, porque o ponto de apoio é bem menor do que a outra opção.
Consumir diariamente alimentos termogênicos, como pimenta, cacau, cúrcuma ou canela, é uma ótima forma de acelerar o metabolismo e aumentar, entre 10 a 15%, o gasto de energia, favorecendo a queima de gordura corporal e diminuindo a barriga. Veja como consumir os alimentos termogênicos para perder barriga.
O exercício deve ser feito sustentando o corpo em uma posição reta, mantendo apenas as pontas dos pés e os cotovelos sobre o chão na mesma linha dos ombros. Quem já tem mais facilidade na execução da prancha pode apoiar apenas as palmas das mãos e as pontas dos pés no chão.
Um treinador poderá indicar outros exercícios para fazer em casa ou na academia e também uma série completa para queimar gordura e aumentar os músculos. Confira no vídeo a seguir como fazer a ginástica hipopressiva:
Estes tipos de exercícios podem ser feitos em casa de 3 a 5 vezes por semana e é recomendado que antes de começar, sejam feitos 10 minutos de aquecimento aeróbio, como pular corda e fazer polichinelos.
O burpee é um exercício simples que trabalha o corpo todo e não exige uso de material e, por isso, pode ser feito em qualquer lugar. Durante o burpee, exercita-se as costas, peito, pernas, braços e bumbum, ajudando a perder gordura e peso, pois exige um enorme gasto de energia.
Os exercícios para perder barriga e afinar a cintura rápido, e os abaixo do umbigo, são realizados a partir de uma técnica que envolve a realização de posturas isométricas, associadas a um ritmo respiratório específico e ritmado, com sucção do abdômen em apneia.
Além disso, uma dieta rica em proteínas também ajuda a manter a massa muscular durante a perda de peso, um tecido que gasta mais energia, ajudando a acelerar o metabolismo. Veja como fazer uma dieta rica em proteínas.
O exercício de elevação do quadril tem como principal objetivo ativar os músculos da coxa e dos glúteos, no entanto para que seja realizado corretamente é fundamental que os músculos abdominais fiquem contraídos e, por isso, pode ser também considerado um exercício que ajuda a definir e perder a barriga.
Muitas vezes, o índice de massa corporal (IMC) é utilizado como principal fator para classificar a obesidade e prever o risco de determinadas doenças associadas a ela. No entanto, de acordo com estudo de 2015 publicado no periódico científico Annals of Internal Medicine, mesmo pessoas com IMC normal podem correr o risco de apresentarem acúmulo de gordura na barriga.
Manter uma dieta equilibrada e saudável, priorizando a ingestão de alimentos ricos em fibras solúveis e proteínas, também é fundamental para controlar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia, ajudando, assim, na perda da barriga.
Em qualquer plano que visa a perda de peso, é importante reduzir o consumo de açúcar e carboidratos refinados, que são apenas calorias “vazias” sem nutrientes que o corpo realmente precisa. Vale apostar em alimentos naturais e saudáveis e evitar produtos contendo muito açúcar como as bebidas açucaradas e outros alimentos industrializados.
Apesar de não haver como perder gordura em um local específico do corpo, existem algumas dicas que podem te ajudar a reduzir o excesso de gordura abdominal, entre elas alguns tipos de exercício para perder barriga, que serão abordadas abaixo.
Além da atividade aeróbica, é importante também fazer exercícios que fortalecem os músculos do abdômen, melhorando a sua aparência. Assim é importante que o profissional de educação física e o nutricionista sejam consultados para que seja elaborado um plano de treinos e de alimentação conforme os objetivos e necessidades individuais.
Além dos exercícios que forçam os músculos abdominais, atividades aeróbicas são muito importantes como um exercício para perder barriga por queimarem a gordura. As mais indicadas incluem:
Em seguida, incline o tronco para trás mantendo as costas retas, coloque os braços cruzados na frente do peito e comece a fazer um lento movimento de rotação para a direita, voltando para o centro e girando para o lado oposto. Continue alternando os lados sem arquear a coluna até completar cerca de 15 repetições por lado.