EQST

Quais Foram As Capitanias Hereditrias Que Mais Se Destacaram?

Quais foram as capitanias hereditárias que mais se destacaram?

de Pernambuco

Qual o principal motivo da implantação do governo geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548. Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. ... O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.

Qual era o objetivo do governo geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.

Qual é a função do governo geral?

Governador-geral é o funcionário administrativo supremo de uma grande área. O cargo foi utilizado primeiramente no contexto do colonialismo, quando o governador-geral era o representante máximo da autoridade administrativa da potência colonial, às vezes com competências de um vice-rei.

O que mudou com a implantação do governo geral?

Basicamente, ocorreu o abandono do modelo de governo descentralizado que não deu certo e implantou-se a centralização do poder na figura do Governador Geral. O Governador trouxe consigo uma máquina burocrática e os primeiros jesuítas a fim de catequizar os índios.

Quais foram os governadores gerais?

Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572. Depois disso, o território foi dividido por Portugal em dois Governos-Gerais: um no Norte e outro no Sul.

Quem foi o primeiro governador do Brasil?

Tomé de Sousa

Quanto tempo o primeiro governador do Brasil ficou no poder?

Tomé de Sousa (Rates, 1503 — 1579) foi um militar e político português, primeiro governador-geral do Brasil, cargo que exerceu de 1549 a 1553.

Quais eram as missões iniciais dos primeiros jesuítas a desembarcarem no Brasil em 1549?

Resposta: ensinar os índios a língua deles e adorar seu Deus, de forma a catequisá-los por motivos religiosos e políticos da época.