Resposta. X e T são isótopos pq tem o mesmo número atômico.
A classificação dos átomos baseia-se na quantidade de elétrons, prótons e nêutrons. Os átomos podem ser entre si isótopos, isóbaros e isótonos. Como já sabemos, a estrutura básica do átomo conhecida atualmente considera o átomo dividido em duas regiões: núcleo e eletrosfera.
Isoeletrônicos: São os átomos que possuem a mesma quantidade de elétrons; Isóbaros: São os átomos que possuem o mesmo número de massa; Isotonos: São os átomos que possuem o mesmo número de neutros; Isotopos: São os átomos que possuem o mesmo número de prótons, mas, diferem na quantidade de nêutrons.
Assim, os isótopos são elementos que apresentam mesmo número de prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto que os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.
Em química, isótonos são átomos que diferem no número atômico (número de prótons) e no número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons. Exemplo: O Boro e o Carbono apresentam, cada um, 6 nêutrons: Boro: Z=5 e A=11 contém 5 prótons e 6 neutrons.
O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. Elemento químico é o conjunto de átomos de mesmo número atômico. O número atômico é a quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Logo, o número de nêutron é o resultado da diminuição do número atômico (Z) e do número da massa (A). Assim, a fórmula segue da seguinte maneira: n = A – Z. Dessa forma, o que pode ser observado é que o número atômico é determinado pelo número de prótons.
O número de massa é a soma do número de prótons e do número de nêutrons.
Ao fazer isso, vemos que o valor da massa atômica fica exatamente igual ao número de massa (A) do átomo, que é a soma dos prótons e dos nêutrons que existem no núcleo atômico. ... Na Tabela Periódica, costumam aparecer abaixo do símbolo de cada elemento as respectivas massas atômicas.
Verificado por especialistas. A massa de um átomo de cálcio é 40.
Se o átomo tem 22 elétrons, logo, possui também 22 prótons. O número de massa, representado por A, é dado pela soma do número de prótons e do número de nêutrons existentes no núcleo atômico. Considerando que o elemento tem 22 prótons e 26 nêutrons, seu número de massa será 48.