Queimadura por lagarta é o acidente mais comum relacionado com animais peçonhentos. As lagartas que provocam essa queimadura são popularmente chamadas de taturanas e dão origem a mariposas.
Eu tenho verdadeiro pavor, fobia, repugnância a lagartas D: encostei em uma certa vez e os sintomas foram horríveis, até hoje tenho uma pequena cicatriz. Passei as fotos mto rápido pois nem ver eu aguento.
De modo geral, compressas de água fria e gelo ajudam a minimizar a dor. Não passe nenhum tipo de produto ou medicamento sobre a queimadura. Isso pode piorar o quadro. Se for possível capturar a taturana, leve-a para ser identificada.
O ciclo começa com ovos que são postos pela borboleta, esse ciclo dura de alguns dias até um mês. para sair do casulo a lagarta produz um liquido que amacia e rompe os fios de seu casulo.
Com seu colorido, é fácil de ver e de evitar essa lagarta da família Limacodidae; mas, se você tiver o azar de tocar nela, seus espinhos carnosos secretarão veneno. A dor que você vai sentir é parecida com a de uma picada de abelha, mas ainda terá inchaço, náusea e erupções que vão durar dias.
Se a árvore estiver no quintal da casa de alguém, quando chega a hora de trocar de árvore, a lagarta, que também faz procissão, pode entrar nas casas, aumentando as chances de acidentes.
Tocar estes pelos pode causar erupções ou problemas médicos mais sérios se você conseguir fazer com que eles toquem seus olhos. E como se os pelos tóxicos não fossem ruins o suficiente, aparentemente elas também mordem.
Esta é a mais cabeluda das lagartas, pertence ao gênero Podalia e parece perfeita para bicho de estimação. Mas tocar nela vai lhe garantir uma surpresa tremenda.
“É importante manter sempre a calma, lavar o local da queimadura com água e sabão, aplicar compressas de água fria e vir para atendimento médico o mais breve possível”, pontua. Entre os sintomas, Gislaine destaca dor e irritação local, equimoses e hematomas (manchas escuras) devido à hemorragia.
Olá, tenho um coqueiro no meu quintal em São Paulo Capital, ele era pequeno ficou lindo e vistoso, mas agora as lagartas comeram todas as folhas, comeram tudo, meu quintal ‘ficou lotados delas, por. Todos os lados, tinha medo delas caírem em mim, nasceram algumas borboletas marron, mas elas não chegam a voar, percebi que morrem, o. Que será que acontece, não sei se vou mandar tirar esse coqueiro porque não aguento as lagartas,. Obrigada
Você pode apenas pegar ela nas mãos, pois não há pelos, fazendo que seu veneno seja imune as mãos. Mas se encostar qualquer parte que tenha pelos, vai haver uma reação fazendo elas queimarem você :/
A maioria das lagartas sem pelo é de borboletas. Enquanto as peludas são na maioria de mariposas. Uma característica marcante delas é que a borboleta pousa com as asas fechadas enquanto as mariposas pousam de asas abertas (como avião). Outra as lagartas das borboletas quase sempre tem cores verde e marrom para se esconderem entre as folhagens para escapar dos predadores.
Está incorreta a informação sobre lagartas. Na verdade as lagartas com pelo viram borboletas e as lagartas sem pelo viram mariposas. Sou bióloga e faço pesquisas com lepdopteras.
Só que a lagarta em si não também é inocente: seus pelos causam erupções e, se você for sensível, dermatite urticária, asma atópica, coagulopatia de consumo, falência renal, e hemorragia cerebral.
A queimadura por lagarta é o acidente mais comum com animais peçonhentos no Brasil. O desequilíbrio ambiental, provocado pelas mudanças climáticas e o desmatamento, contribui para o aumento de casos. Isso acontece por conta do aumento da população de lagartas, devido à diminuição de predadores no meio ambiente.
Pessoas que entram em contato com taturanas acabam se queimando porque é consequência de veneno existente no animal e liberado contra possíveis ameaças ao seu redor. …
Há ainda comportamentos interessantes de algumas delas: a lagarta “processionária” leva este nome por que anda sempre em procissão uma atrás das outras. Deixam o feronômio e um fio de ceda para encontrar o caminho da volta. Escondem-se de dia e andam a noite para escapar dos predadores. Ela ao ser tocada queima e irrita a pele.
Lagarta-de-fogo, taturana e bicho-cabeludo são pertencentes a diversas famílias de lepidópteros noturnos. Os megalopigídeos, artídeos, saturnídeos, eucleídeos e limantrídeos são as mais comuns. Suas cerdas estão ligadas a glândulas hipodérmicas que produzem substâncias urticantes.
Minha filha teve contato, mas a lagarta parecia estar dormindo,só levantou a cabeça devagar, então tirei dela. A lagarta era pequena, creio que de mariposa, ela era amarelo alaranjada com muitos pelos. Ate presente momento (3hs passadas), não surgiu nenhum sintoma de alergia. Minha preocupação é que nós duas temos urticária. Alguma recomendação?
Esta diversidade toda dificulta seu controle e é preciso ter atenção no que vai usar para combater. Se for agrotóxico só com receituário agronômico. Mas vamos dar dicas de controle alternativo e o uso de produtos orgânicos.