Mas o estresse excessivo também pode causar uma série de doenças....Veja a seguir as 7 principais doenças causadas pelo estresse:
Dez sinais de que a sua pele está sofrendo os efeitos do estresse
O estresse patológico mantém a liberação de hormônios como cortisol e adrenalina, que em quantidades elevadas comprometem a qualidade de vida. Em situações de estresse, os músculos se tensionam, a respiração fica ofegante, e há um crescimento na frequência cardíaca, causando palpitação.
Em psicologia, stresse ou estresse é uma sensação de tensão e pressão. Em quantidade razoável, o stresse pode ser desejável, benéfico e saudável, sendo importante para a motivação, adaptação e reação em relação ao meio ambiente.
O transtorno de estresse agudo é uma reação disfuncional intensa e desagradável que tem início logo após um evento extremamente traumático e dura menos de um mês. Se os sintomas persistirem além de um mês, a pessoa será diagnosticada com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
Reação aguda ao estresse também conhecida como Choque psíquico, Estado de crise, Fadiga de combate ou mais popularmente conhecido como "estado de choque" refere-se a uma resposta não adaptativa a uma situação de risco de vida ou perigo de entes queridos.
A – Reação Neurótica Aguda Há pessoas que, em contato com um determinado objeto capaz de produzir um alérgeno, como por exemplo o mofo, reagem alergicamente espirrando, com coriza e lacrimejando. Trata-se de uma reação alérgica ao mofo. Depois de algum tempo e já distante do alérgeno, tudo volta ao normal.
Segundo a Associação Americana de Psicologia, há três tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além disso, existe o Transtorno do Estresse Pós-traumático.
Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.
O estresse é uma característica da vida atual e quase sempre é visto como uma coisa ruim. Mas o que pouca gente sabe é que o estresse também motiva e pode ajudar a superar situações difíceis e alcançar objetivos. Esse é o estresse positivo, bem diferente daquele que causa cansaço, desânimo e provoca doenças.
O estresse pode ser responsável pela melhora das nossas reações diante dos obstáculos, garantindo energia e disposição. "É como uma força extra que o organismo nos oferece para ultrapassarmos uma situação de desafio", diz Costa. Com mais energia, o cérebro funciona melhor provocando mais agilidade mental e física.
O estresse negativo surge em situações que provocam em nós uma montanha russa de emoções, como uma demissão, a notícia da morte de uma pessoa que amamos ou o término de um relacionamento amoroso. Por mais que nos faça sofrer, ele nos leva a ficar mais atentos ao problema e a enfrentá-lo.
Veja 10 efeitos negativos do estresse para a sua aparência
No começo o estresse é apenas um estado de alerta. O corpo dá os primeiros sinais de que algo mudou: os músculos ficam contraídos e aumenta a produção de adrenalina. A pessoa está pronta para o que der e vier, fica alerta para o que se passa ao seu redor.
A forma mais correta de escrita da palavra é estresse. A palavra extresse está errada. A palavra stress é a forma original da palavra em inglês e a forma mais utilizada no português de Portugal. Estresse é a forma mais utilizada no português do Brasil.
Em dúvida quando tem que escrever stress ou estresse? Embora a segunda forma possa parecer estranha — tão acostumados estamos aos estrangeirismos —, ela é a correta. Derivada , do inglês stress, o vocábulo já foi aportuguesado e pode ser usado sem medo de errar.
Ver também resposta à dúvida: stress / stresse / estresse. Grafia no Brasil: estressado. Grafia no Brasil: estressado. Grafia em Portugal: stressado.
Grafia no Brasil: estresse. Grafia no Brasil: estresse. Grafia em Portugal: stresse. Grafia em Portugal: stresse.
De acordo com psicólogos, o estresse crônico também agrava problemas já existentes, incentiva os maus hábitos e torna as pessoas mais suscetíveis ao desenvolvimento de vícios. Elas podem ingerir um volume maior de álcool ou fazer uso de substâncias na tentativa de responder ao mal-estar com o prazer imediato.
Anda estressada e ansiosa? Confira 10 mandamentos para lidar com o problema