É possível emagrecer com a redução de estômago, desde que o paciente faça sua parte! Não basta apenas ter sobrepeso para ser candidato a fazer uma cirurgia bariátrica. Para se submeter a uma redução de estômago, o paciente deve ter Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, que é considerada obesidade mórbida.
É normalmente indicada em situações em que há necessidade de repouso intestinal, como em casos de pós-operatórios imediatos, pré e pós-operatório de cirurgias intestinais e em casos de progressão de dieta, como após longo período em nutrição parenteral, e introdução da via oral é testada com a dieta líquida restrita.
A seguir, conheça as principais dicas de preparação para a cirurgia bariátrica.
São eles:
O indivíduo candidato à cirurgia bariátrica deve possuir o diagnóstico de obesidade por pelo menos cinco anos e ter realizado tratamento clínico nos últimos dois anos. Além disso, deve ter o quadro clínico de obesidade severa.
Os riscos da cirurgia bariátrica estão ligados principalmente à quantidade e gravidade de doenças associadas à obesidade, sendo as principais complicações:
A recuperação da cirurgia bariátrica pode demorar entre 6 meses a 1 ano e, o paciente pode perder entre 10% a 40% do peso inicial durante esse período, sendo mais rápido nos primeiros meses de recuperação.