O medicamento normalmente começa a fazer efeito já nas primeiras 48 horas após o início do tratamento. Após esse período, ocorre uma redução dos sintomas e do tempo de doença.
Estudos clínicos em pacientes pediátricos apresentando gengivoestomatite, com média de idade de 2 anos, demonstraram que o tratamento com ACV oral na dose de 200 mg 5x/dia, durante 5 a 7 dias, reduziu significativamente a duração da atividade viral, lesões orais, extraorais, febre e dificuldade de deglutição em ≥ 50 % dos pacientes comparado ao grupo placebo.2,3
O aciclovir é uma substância ativa que atua bloqueando os mecanismos de multiplicação do vírus Herpes simplex, Herpes zoster, Varicela zoster, Esptein Barr e Citomegalovírus impedindo que eles se multipliquem e infectem novas células.
O Aciclovir não é indicado para tratar viroses como gripe, resfriado, sarampo, hepatite ou o vírus da imunodeficiência humana (HIV). vírus da Varicela-zoster, causador das doenças catapora (varicela) e herpes zoster; citomegalovírus, causador da doença citomegalovirose; e
Atenção: não use aciclovir comprimido ou creme sem indicação médica. A automedicação é perigosa e pode agravar os sintomas de condições potencialmente graves. Siga todas as orientações do seu médico quanto ao período de tratamento e frequência de uso.
Só faltou falar quais os medicamentos não são indicados para tomar junto. E quais podem ser associados em caso de dor. Crei que seja importante. Considerando que podem haver erros na prescrição.
Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.
O tratamento deve continuar por pelo menos quatro dias para herpes labial e por cinco dias para herpes genital. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deverá ser prolongado por mais cinco dias. Se as lesões permanecerem após 10 dias, o paciente deve consultar seu médico.
Em um estudo com 20 pacientes homens com contagem de espermatozoides normal, Aciclovir administrado oralmente em doses de até 1g por dia durante 6 meses não demonstrou efeito clinicamente significativo na contagem, morfologia e nem na motilidade dos espermatozoides.
O Aciclovir não é indicado para tratar viroses como gripe, resfriado, sarampo, hepatite ou o vírus da imunodeficiência humana (HIV). vírus da Varicela-zoster, causador das doenças catapora (varicela) e herpes zoster; citomegalovírus, causador da doença citomegalovirose; e
A administração sistêmica do Aciclovir em testes padronizados, reconhecidos internacionalmente, não produziu efeitos embriotóxicos ou teratogênicos em coelhos, ratos e camundongos. Em um teste não padronizado em ratos, foram observadas anormalidades fetais, mas apenas doses subcutâneas muito altas produziram toxicidade materna. O significado clínico desses resultados é incerto.
O aciclovir é eliminado primariamente inalterado na urina, via secreção tubular renal ativa. Qualquer droga administrada concomitantemente, que afete esse mecanismo, pode aumentar a concentração plasmática do aciclovir.
Os efeitos colaterais do aciclovir são mais comuns no uso de comprimidos. Entre eles estão dor de cabeça, náusea, vômito e diarreia, coceira pelo corpo, febre e fadiga. Já o creme de aciclovir possui apenas reações incomuns - aquelas que afetam menos de 1% dos pacientes - e as principais são coceira, queimação e ardência na pele, bem como ressecamento e descamação.
O Aciclovir é fosforilado em seu composto ativo, o trifosfato de Aciclovir, após penetrar nas células infectadas pelo Herpes. A primeira etapa desse processo requer a presença da timidina quinase codificada pelo vírus. O trifosfato de Aciclovir age como inibidor e substrato para a DNA-polimerase específica do Herpes vírus, evitando a síntese do DNA viral, sem afetar os processos celulares normais.
Aciclovir para infusão é geralmente utilizado em pacientes hospitalizados. Portanto, dados sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas não são, usualmente, relevantes. Não existem estudos investigativos sobre o efeito do Aciclovir na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.
Existem relatos do uso de formulações de Aciclovir durante a gravidez. Os registros não demonstraram aumento no número de defeitos congênitos nos indivíduos expostos ao Aciclovir, quando comparados à população em geral, e os defeitos que ocorreram não demostraram padrões únicos ou consistentes que possam sugerir uma causa comum.
Ou a indicação melhor são os comprimidos (ou ambos)? Comprimido. Age sistemicamente evitando um quadro mais severo e prolongado. O creme somente Qdo já existe a lesão.
Após administração oral de 200 mg, cinco vezes ao dia, Aciclovir foi detectado no leite materno em concentrações variando entre 0,6 a 4,1 vezes dos níveis plasmáticos correspondentes. Esses níveis poderiam, potencialmente, expor os lactentes a doses de Aciclovir de até 0,3 mg/kg/dia. Deve-se tomar cuidado caso Aciclovir seja administrado em mulheres que estejam amamentando.
Em recém-nascidos (0-3 meses de vida) tratados com doses de 10 mg/kg, administradas por um período de infusão de uma hora a cada oito horas, a Cmáx verificada foi de 61,2 µM (13,8 µg/mL) e a Cmín, de 10,1 µM (2,3 µg/mL).
Faltou leitura mais atenta…..Assim, recomenda-se cautela e monitoração da função renal ao administrar Aciclovir com remédios que afetem outros aspectos da fisiologia renal, como, por exemplo, ciclosporina e tacrolimo. Veja novamente…..
Aplique Aciclovir creme 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, pulando a aplicação no período noturno. O tratamento deve continuar por pelo menos 4 dias para herpes labial e 5 dias para herpes genital. Se não houver cicatrização, o tratamento pode ser prolongado por mais 5 dias.
Não há essa recomendação formal de não usar a noite, acontece que o tratamento normalmente mais importante para o herpes é o antiviral comprimido tomado por via oral , daí não haver necessidade por exemplo de você acordar varias vezes a noite para reaplicação do creme de aciclovir, mas não que seja proibida a aplicação ...
O medicamento normalmente começa a fazer efeito já nas primeiras 48 horas após o início do tratamento. Após esse período, ocorre uma redução dos sintomas e do tempo de doença. Quando o quadro é bastante intenso, o medicamento pode começar a ter efeito apenas após 72 horas do início do tratamento.
Assim como nos casos de herpes genital, o início precoce de aciclovir nos casos de infecção primária por herpes labial, ajuda a amenizar os sintomas e a encurtar o tempo de doença. A dose indicada é de 400 mg, 3 vezes por dia por via oral, por 7 a 10 dias.
Tratamento de Herpes simples em adultos: Um comprimido de aciclovir 200 mg, cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, pulando a dose noturna. O tratamento precisa ser mantido por cinco dias, e deve ser estendido em infecções iniciais graves.
Veja como funciona:
Medicamento de Referência: Zovirax®, Aciclovir®. Medicamentos Genéricos: aciclovir, aciclovir sódico.
Segundo determinação Europeia e Mundial, não é possível comprar Aciclovir sem receita médica. O Aciclovir é considerado um medicamento de prescrição médica, ou seja, se quiser comprá-lo, o seu estado de saúde terá de ser previamente verificado por um médico fisicamente ou através de uma consulta na internet.