Sentir o coração acelerado é normal em situações que exigem mais bombeamento de sangue, como numa atividade física ou numa situação de nervosismo e estresse. Essa taquicardia, porém, às vezes surge em momentos de repouso ou até durante o sono – e aí precisa ser investigada.
Fora isso, o uso de bebidas alcoólicas, cigarro e até estresse e fortes emoções também podem acelerar o coração. Segundo o nefrologista Décio Mion, quando os batimentos estão em 100 por minuto em repouso, eles são considerados altos; abaixo de 40 por minuto em repouso são considerados baixos.
Resposta. Resposta: Por que algumas pessoas apresentam ritmos cardíacos diferentes, mesmo estando em repouso? R: Dependendo da idade a frequência cardíaca muda, quanto mais nova é a pessoa mais rápido seu batimento e quanto mais velha mais lento.
A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.
Por isso é expressa em BPM (batimentos por minuto). A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.
"A sensação é que o coração deixou de dar uma batida, mas a pessoa também pode sentir dor e batedeira no peito, tontura ou até a perda momentânea de consciência". Arritmia é o distúrbio do ritmo cardíaco que é quando o coração está batendo fora do compasso normal.
Sintomas de Arritmia