1. Relativo a ou que contém prescrição. 2. Que pretende apresentar o que é considerado mais correcto .
adjetivo Que se consegue descrever; que possui a característica de uma descrição; que é capaz de retratar algo ou alguém: texto descritivo. Diz-se daquilo que descreve alguma coisa e/ou possui características descritivas. Que faz uma enumeração de modo organizado: teoria descritiva.
Principais Obras de Romance Regionalista:
O romance regionalista surgiu no século XIX com a intenção de retratar lugares e personagens brasileiros que eram ignorados pela maioria dos escritores da época. Os escritores do Romantismo do início do século XIX sentiram a necessidade de criar um panorama dos espaços brasileiros.
José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida, Joaquim Manuel de Macedo e Érico Veríssimo são os principais representantes do romance urbano brasileiro. Com Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, o romance urbano atingiu seu ápice.
Joaquim Manuel de Macedo: A Moreninha; O Forasteiro; A Luneta Mágica; O Moço Loiro; As Vítimas-Algozes. Manuel Antônio de Almeida: Memórias de um Sargento de Milícias. José de Alencar: Senhora; Encarnação; Diva; Lucíola; A Viuvinha; A Pata da Gazela; Cinco Minutos.
O Romance Urbano é o período da Literatura que sucede o Condoreirismo e precede o Romance Indianista, disseminando costumes e valores da elite carioca no início do século XIX.
O Romance Urbano tem por característica abordar um enredo de disputas amorosas, intrigais entre casais e as desigualdades sócio-econômicas da época. Além disso, o desfecho da história comumente é feliz e com o amor como a salvação.
O ROMANCE URBANO OU DE COSTUMES - Estudos Literários. O Romance Urbano é o que desenvolve tema ligado à vida social; em outras palavras, tem como principal característica retratar e criticar os costumes da sociedade. Daí, historicamente, ser sinônimo de romance realista, especialmente no século XIX.