É uma condição fisiológica para que o corpo ganhe calor. Contudo, também existe o tremor essencial, que não tem uma causa definida, mas possui traços familiares. Esse tipo de tremedeira também não evolui para outros problemas, mas pode piorar com a idade, ansiedade, frio, angústia e medo.
Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.
Como tratar: para diminuir os tremores e outras reações derivadas da ansiedade, é necessário se acalmar, o que pode ser feito com respirações profundas, uma meditação ou se afastando da situação estressante.
Terapia de Estimulação Cerebral Profunda (DBS) para controle do tremor essencial. A terapia de Estimulação Cerebral Profunda para o tremor essencial é um tratamento cirúrgico que pode diminuir a gravidade do tremor nos braços e nas mãos, relacionado a esse tremor.
Também pode estar associado o tremor vocal, que é uma voz trêmula quando a pessoa se sente estressada ou ansiosa. Igualmente o tremor essencial na cabeça também melhora com o estado de relaxamento da pessoa.
Raiva intensa, fome extrema ou privação do sono podem fazer tremer as mãos. Isso é conhecido como tremor fisiológico. Baixo nível de açúcar no sangue: ou hipoglicemia. Ela aciona a resposta natural do seu corpo de estresse e faz você instável.
Sua incidência é maior entre idosos, mas pode ocorrer em qualquer idade. A seguir, o dr. Erich Fonoff, neurocirurgião e especialista em transtornos do movimento, responde nove perguntas fundamentais sobre o tremor essencial, seu diagnóstico, sintomas e tratamento.
O paciente costuma notar que seu tremor piora em situações de estresse e ansiedade e melhora com uso de bebidas alcoólicas. Tem longa duração (geralmente maior que três anos) e não há outros sinais neurológicos no exame físico realizado por seu médico.
O tratamento mais utilizado para tremor essencial inclui as seguintes medicações: propranolol, primidona e clonazepan. Pode-se utilizar ainda gabapentina e topiramato.
Causas e Fatores de Risco O tremor essencial resulta da comunicação falha entre certas áreas do cérebro, incluindo o cerebelo, tálamo e tronco encefálico. A causa do tremor essencial é desconhecida, mas há provas de que para algumas pessoas o distúrbio é genético.
Propranolol e primidona são os medicamentos de primeira escolha. A dose inicial do Propranolol é de 20 mg, três vezes ao dia, podendo ser aumentado até 240 mg ao dia, avaliando-se sempre a frequência cardíaca e as contraindicações ao uso de betabloqueadores.
O propranolol (principio ativo do inderal) é uma medicação que possui uma meia vida curta, assim se a indicação for para um tratamento contínuo, o uso geralmente é feito de 2 a 3 vezes ao dia. Algumas pessoas usam o propranolol antes da exposição a um estímulo específico, normalmente alguns minutos antes do mesmo.