Verificado por especialistas Segundo o Instituto, as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste foram assim divididas pelo fato de possuírem grandes extensões com clima e relevo parecidos, bem como, características culturais que também são importantes para a sua formação.
Da mesma forma, não questionamos por que um estado pertence a determinada região e não a outra. ... A razão é simples: os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso. Eles têm características semelhantes.
A divisão Geoeconômica não respeita os limites estaduais pelo fato de que agrupa elementos de cunho financeiro, comerciais e industriais comuns, independentemente do território dos estados, respeitando critérios próprios.
Resposta. Resposta: As regiões geoeconômicas do Brasil não seguem os limites das fronteiras dos estados, visto que seus critérios mais importantes são os aspectos sociais e econômicos, havendo grande dinamismo na delimitação espacial.
Na divisão do IBGE é utilizada uma delimitação político-administrativa: os limites de cada região coincidem com as fronteiras estaduais, enquanto a divisão geoeconômica os limites não coincidem totalmente com os limites estaduais.
Resposta: m 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais. ... Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados.