As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.
Durante os eventos, os alunos fizeram apresentações musicais e de dança, além de encenações com temas alusivos à primavera. Atividades de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente também estão integradas na programação especial do período.
As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul).
No Brasil nem todas as cidades tem estas estações bem definidas, mas em resumo: No inverno a vegetação está ociosa, congelada e ociosas. Na primavera as plantas voltam a crescer. No verão as plantas crescem.
No Outono, as plantas deixam suas folhas caírem para reservar mais energia para enfrentar o Inverno. Com menos luz, menos chuva (água), menos calor, as plantas sabem que devem se livrar do que lhes exige muita energia. Essa sabedoria da natureza deveríamos trazer para nossas vidas.
Primavera: de 20 de março a 21 de junho. Verão: de 21 de junho a 23 de setembro. Outono: de 22 ou 23 de setembro a 22 de dezembro. Inverno: de 22 de dezembro a 20 de março.
O inverno é a estação mais fria do ano. Durante os três meses de sua ocorrência, as noites são mais longas e os dias mais curtos devido ao ângulo de inclinação do planeta, diminuindo a incidência de raios solares nesse período. A principal característica do inverno: frio extremo.
O inverno é uma das quatros estações do ano e representa o período em que as temperaturas caem e ocorre noites mais longas e dias mais curtos. ... Com início no fim do outono, o tempo frio traz baixas temperatura, chuvas e, em alguns lugares do mundo, nevadas.