Por que os quatro primeiros planetas do sistema solar são rochosos e relativamente pequenos e os outros são gasosos e imensos? Porque o gás foi soprado para longe do Sol. ... Os planetas mais próximos, então, viraram corpos rochosos e, os distantes, corpos gasosos.
Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que era considerado um planeta, foi "rebaixado" na sua classificação astronômica. Os quatro primeiros planetas em ordem de afastamento do Sol são rochosos.
Resposta. Planetas rochosos ou telúricos : mercúrio, Vênus,terra e Marte. Planetas gasosos : Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Planetas anões : Ceres, Plutão e outros.
Resposta. Resposta letra C) Exoplanetas. Um exoplaneta é um planeta que tem sua órbita em uma estrela que não seja o Sol e assim pertence a um sistema de planetas distinto do que a gente habita, a via lactea.
Os planetas podem ser considerados, grosso modo, como corpos celestes que, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria, possuindo uma órbita estabelecida. ... 3) Ter a sua órbita livre, ou seja, não receber a influência direta da gravidade de outros planetas que modifique os seus movimentos.
Significado de Órbita [Astronomia] Trajetória descrita por um planeta em torno do Sol, ou por um satélite em torno de seu planeta.
Ou seja, quando dizemos Planeta nós estamos nos referindo a um objeto com características próprias. A união astronômica internacional decidiu dividir os corpos do sistema solar em 3 categorias: ... Como Plutão não limpou o caminho por onde ele passa, então ele está na categoria de Planeta anão.
Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.
Pelo fato de Júpiter não ser um objeto sólido, a parte superior da sua atmosfera possui rotação diferencial. A rotação da atmosfera do planeta na sua região polar é cerca de cinco minutos mais longa do que a da atmosfera equatorial.
Os corpos não "caem" no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo. Se estivesse mais lenta, sua órbita não seria estável.
24,79 m/s²