Quando o bispo, sacerdote ou diácono, em cima da pluvial, coloca sobre os ombros e cobre as mãos com as pontas do véu umeral, para que suas mãos não toquem no ostensório, como um sinal de respeito para o vaso sagrado, e como uma indicação de que é Jesus presente na espécies eucarísticas, que abençoa o povo, e não o ...
Significado de Umeral adjetivo [Anatomia] Relativo ao úmero (osso do braço, do ombro até ao cotovelo).
O ostensório é uma peça utilizada no rito católico cujo nome deriva da função de exibir a hóstia sagrada (em latim, ostendere).
Ostensório, ou custódia, é uma peça de ourivesaria usada em actos de culto da Igreja Católica Apostólica Romana para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para a transportar solenemente em procissão.
Sacrário ou Tabernáculo é um pequeno cofre colocado sobre o altar para guardar a píxide ou o ostensório, onde está a Eucaristia. Em muitos casos está situado em capela própria, a Capela do Santíssimo.
Chamado também Tabernáculo, o sacrário é o lugar onde se conservam as hóstias já consagradas na Missa. O sacrário deve ser um recipiente seguro, bem fechado (a chave) e ornamentado. Deve ser colocado em lugar de honra nas Igrejas e capelas.
É o local onde fica o Santíssimo Sacramento (isto é, a Eucaristia), decorrendo daí seu nome. ... Muitas vezes existem grupos de oração se reunem ao longo da semana nesse local, para adorar a Eucaristia, Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, ocasiões comumente chamadas de "Adoração ao Santíssimo".
Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade. Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro. E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.
Dicas
Este é o sentido de imitar. Não é simplesmente copiar, mas receber aquele exemplo, aprendê-lo de fato e, assim, incorporá-lo.
“Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.” ... Paulo descreveu a si mesmo como “menor dos apóstolos”, “menor de todos os santos” e “principal dos pecadores”. Por que? Porque ele entendeu que “É necessário que Ele cresça e que eu diminua.” (João 3:30).
narra as profundas mudanças ocorridas quando um pastor desafia sua comunidade a praticar a fé em Jesus Cristo. ... A pergunta "o que Jesus faria em meu lugar" passa a orientar todas as ações desse grupo, causando uma reviravolta sem precedentes.