A Enorme extensão territorial do Império dificultava a administração e controle militar... Com isso, começou a diminuir o número de escravos, até chegar em um ponto que, escravos na Roma, Virou escassez!
Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola.
A crise do escravismo foi a falta de escravos, que eram um dos pilares da fortuna de Roma, a maioria deles eram prisioneiros de guerra. ... Com a falta do trabalho escravo tudo foi dificultando e ficando caro, e isso fez com que os proprietários arrendassem suas terras aos colonos, no caso, ex-escravos ou camponeses.
Conceito. É o direito do proprietário de um imóvel (denominado prédio dominante) de usar ou fruir parte de outro imóvel pertencente a sujeito diverso (denominado prédio serviente).
A servidão é uma relação entre dois prédios distintos, o serviente e o dominante. O serviente sofre um gravame em beneficio do dominante. ... Nas servidões serve a coisa e não o seu dono, isto porque o proprietário não tem uma obrigação de fazer, mas de não fazer ou de suportar o exercício da servidão.