O Líquido de Dakin é uma solução de hipoclorito de sódio 0,5% usado como antisséptico local, para o curativo de feridas e úlceras. Utilizado também em odontologia na irrigação de canais desvitalizados.
O hipoclorito de sódio é uma substância muito utilizada como desinfetante para superfícies, mas que também pode ser utilizada para purificar a água para uso e consumo humano.
A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.
O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, para reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias causadores de diarreia, hepatite A cólera ou rotavírus.
A acidez do vinagre é eficiente para higienizar alimentos, mas o produto precisa estar em quantidade maior. Ele é até mais saudável do que o hipoclorito de sódio. É recomendável, no caso do vinagre, que se dilua cerca de 40% a 50% de um recipiente para cada litro de água.
Abaixo você confere uma relação de produtos alternativos ao álcool 70% que são tão eficientes quanto este para a limpeza de objetos e superfícies: hipoclorito de sódio a 0,5%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%; iodopovidona (1%);
Em relação à limpeza de hortaliças, Karin diz que o correto é usar o hipoclorito de sódio, a água sanitária. Também pode ser utilizado o cloro orgânico, que, muitas vezes, é encontrado em pó. Para deixar as folhas de molho, o ideal é colocar uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
Como lavar corretamente frutas e verduras
A água da torneira é suficiente para remover sujeira e bactérias da maçã. Quando terminar, seque a fruta com papel-toalha ou um pano de prato limpo. Não use sabão ou detergente. Não é necessário usar produtos para lavar maçãs, pois os resíduos de sabão ou detergente podem fazer mal ao estômago.
Lavar tomates: Escolha tomates maduros com a pele não rompida, lavar em água corrente para tirar a terra e outras sujeitas, colocar de molho em água sanitária. É uma colher do produto para cada litro de água. Usar água sanitária pura, sem outros produtos de limpeza na fórmula. Isso deve ser verificado no rótulo.
Confira o passo a passo.
Misture 1 colher de sopa (15ml) de Água Sanitária Ypê em 1 litro de água. Deixe as frutas, verduras ou legumes de molho por 10 minutos e enxágue a seguir com água potável.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estes são os cuidados que você deve ter para higienizar frutas, verduras e legumes antes de consumi-los: Antes de pegar o alimento, é imprescindível lavar as suas mãos em água corrente com água e sabão ou detergente.
Lavar em água corrente os vegetais folhosos, folha a folha, e as frutas e legumes um a um; Colocar de molho por 10 minutos em água clorada (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio [2,5%] ou água sanitária – 2,0 a 2,5% – para 1 litro de água);
Lavar bem as frutas, legumes e verduras em água corrente, com esponjas macias e detergente neutro, já promove a limpeza dos resíduos químicos, procedimentos também recomendados para os alimentos orgânicos ”.
Primeiro os alimentos devem ser lavados em água corrente e depois mergulhados num recipiente com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Após 15 minutos, é só enxaguar bem.
Para isso, deve-se pegar uma bacia e misturar uma colher de sopa de hipoclorito (água sanitária) em um litro de água. Em seguida, já é possível colocar as frutas, verduras e legumes na bacia e deixá-los imersos de 20 a 30 minutos. Depois, deve-se higienizar com água corrente.
Já as frutas que serão comidas com casca, como maça, pera, uva, ameixa, pêssego, a orientação é também lavar com água e sabão e, depois, deixar de molho por 15 minutos numa solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água), ou de hipoclorito (neste caso, seguir a instruções da embalagem).
Água corrente Inclusive, frutas como maçãs, uvas, ameixas, pêssegos, peras e tomates devem ser lavadas de duas a três vezes, antes de serem consumidas. Ao lavar, você ainda pode usar uma escovinha para ajudar a limpar e depois transferi-las para um escorredor para que sequem.
Então, deixe que a fruta fique imersa na solução por cerca de 1 hora e meia e enxágüe-as em água corrente. As uvas são as frutas mais complicadas de lavar, já que seus cachos podem ser bem fechadinhos. ... Deixe-as na solução com água sanitária por 1 hora e enxágüe-as com água. Seque-as bem antes de guardar na geladeira.
A framboesa deve ser lavada cuidadosamente antes de ser consumida! Uma forma bem rápida de remover a sujeira da superfície é usando água para enxaguar e deixar a fruta limpa no geral. No entanto, se estiver procurando um método de limpeza mais profundo, use uma solução de vinagre, que pode eliminar esporos ou mofo.
Como higienizar amoras frescas
Se quiser, lave os mirtilos em uma solução de uma parte de vinagre para três partes de água. Em geral, é melhor lavar a fruta só na hora de comer. Se você lavar muito antes, ela pode acabar mofando. Coloque os mirtilos em uma peneira ou escorredor e mergulhe-os em uma tigela com água e vinagre.
Lave as folhas e guarde-a, pois poderá utilizá-la, são muito nutritivas. Lave bem a raiz sob água corrente, usando uma escova macia. Cenoura - Basta raspar com uma faca afiada e lavar sob água corrente.
A primeira é fazer uma solução de água e hipoclorito de sódio (sanitizante) em uma bacia e deixar as suas verduras de molho por alguns minutos. Depois, é só lavá-las novamente com água corrente e secá-las bem. A segunda é substituir o hipoclorito por vinagre ou bicarbonato de sódio.
No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água.