EQST

Para Que Serve O Estudo De Estabilidade?

Para que serve o estudo de estabilidade?

O estudo de estabilidade serve, principalmente, para analisar todos os pontos críticos do ciclo de vida do medicamento. Observando como a substância se comporta em diferentes condições de umidade, temperatura e luz. ... Além de comprometer a qualidade do medicamento e do insumo farmacêutico ativo.

O que é a estabilidade de um medicamento?

A estabilidade é definida como o tempo durante o qual a especialidade farmacêutica ou mesmo a matéria prima considerada isoladamente mantém, dentro dos limites especificados e durante todo o período de estocagem, transporte e uso, as mesmas características que possuía no momento da sua produção.

O que se entende por estabilidade de medicamentos e qual sua importância?

RESUMO: A estabilidade de medicamentos é a extensão na qual um produto mantém suas características dentro de critérios de aceitação ao longo do tempo.

Quais fatores são interferentes na estabilidade de um medicamento?

Para determinação da estabilidade de um medicamento são avaliados fatores interferentes de caráter extrínseco, como temperatura, umidade ou luz, ou intrínsecos, como as propriedades físico-químicas do fármaco e excipientes, o processo de obtenção e a forma farmacêutica.

O que é um estudo de estabilidade de longa duração?

XI - estudo de estabilidade de longa duração: é o estudo projetado para avaliação das características físicas, químicas, biológicas e microbiológicas de um produto farmacêutico durante e, opcionalmente, depois do prazo de validade esperado.

O que é estabilidade de Ifá?

Conforme a CP 453/17, a estabilidade de fármacos é estudo projetado para testar e prover evidência quanto à variação da qualidade de IFAs ou medicamentos em função do tempo, diante da influência de uma variedade de fatores ambientais, tais como temperatura, umidade e luz, além de outros fatores relacionados ao próprio ...

O que são os estudos de estabilidade?

Resumo : O Estudo de Estabilidade é um importante parâmetro para avaliar a segurança, qualidade e eficácia do produto. A importância desse estudo ser realizado corretamente, despertou meu interesse no tema, já que é através dele que determinamos o prazo de validade.

O que é estabilidade em uso?

Estudo de Estabilidade em Uso: Estudo projetado para avaliar a estabilidade dos produtos multidose, após a primeira abertura do frasco e durante o período de consumo comprovando assim, que o medicamento mantém sua estabilidade.

Como é feito o estudo de estabilidade?

O Estudo de Estabilidade em Uso deve ser realizado minimamente em 2 (dois) lotes dos Estudos de Estabilidade de Longa Duração submetidos no momento do registro e em 1(um) lote em mudanças pós-registro, sendo que pelo menos um lote precisa ser avaliado no final do prazo de validade.

Quais fatores que influenciam a estabilidade de uma mistura intravenosa?

A estabilidade dos produtos farmacêuticos depende de fatores ambientais como temperatura, umidade, luz e de fatores relacionados ao próprio produto como propriedades físicas e químicas, das substâncias ativas e excipientes, forma farmacêutica e sua composição e o processo de fabricação (Brasil, 2005; Carvalho et al., ...

Que tipo de estabilidade faz referência esterilidade ou resistência ao crescimento microbiano?

ESTABILIDADE MICROBIOLÓGICA: é quando o medicamento apresenta esterilidade ou resistência para crescimento microbiano.

Quais os parâmetros devem ser monitorados em um estudo de estabilidade?

A temperatura e umidade reais de armazenamento devem ser monitoradas durante o estudo de estabilidade. § 1º Pequenas variações devido à abertura de portas são consideradas inevitáveis.

O que é teste de estabilidade?

Testes de estabilidade são experimentos conduzidos em condições pré-estabelecidas de temperatura e umidade, que devem representar um modelo das condições climáticas no ambiente em que os produtos serão transportados e armazenados durante seu prazo de validade.

O que quer dizer a palavra estabilidade?

Significado de Estabilidade substantivo feminino Solidez e segurança; qualidade daquilo que é estável: a boa estabilidade da ponte; estabilidade emocional e familiar. Permanência ou duração; que não se altera: a estabilidade do poder.

Quais as análises que devem ser realizadas nos estudos de estabilidade?

Art. 86. No Estudo de Estabilidade do medicamento, devem ser testados todos os atributos de qualidade que tenham impacto potencial na qualidade, eficácia e segurança, e que possam sofrer mudança por influência de tempo, temperatura, umidade ou qualquer outro fator de exposição.

Qual a função da avaliação estatística no estudo de estabilidade?

A avaliação estatística dos Estudos de Estabilidade de Longa Duração deve ser realizada quando necessário, para indicar prazo de validade provisório e para assegurar que o Prazo de Validade ou Prazo de Reteste propostos sejam aplicáveis para todos os lotes fabricados em condições semelhantes.

O que é um estudo de estabilidade acelerado?

Teste de Estabilidade Acelerada Este teste é realizado durante o desenvolvimento do produto, e dura em média 90 dias. ... Neste estudo, são empregadas condições menos extremas que o teste de Estabilidade Preliminar, e sua finalidade é determinar a estabilidade do produto e seu prazo de validade.

O que são fatores extrínsecos que afetam a qualidade de produtos farmacêuticos?

Já os fatores extrínsecos estão relacionados às condições ambientais (temperatura, ventilação, luminosidade e umidade), condições e técnicas de armazenamento, manuseio, transporte, higienização (poeira e contaminantes), etc.

Qual a forma farmacêutica apresenta maior estabilidade?

As suspensões podem ser administradas pelas vias oral, parenteral e tópica. As principais vantagens das suspensões são a possibilidade de empregar princípios ativos insolúveis em veículos mais comuns, além da maior estabilidade se comparadas às soluções, bem como melhor odor e sabor.

Qual é o parâmetro que mais afeta a estabilidade de formulações líquidas e sólidas?

O pH é o fator que influência mais a estabilidade em soluções aquosas e um dos fatores mais importantes na estabilidade dos medicamentos.