EQST

O Que Quer Dizer Dissertar?

O que quer dizer dissertar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que quer dizer dissertar?

Produzir razões em favor da própria opinião (refutando a contrária).

Como sinônimo de dissertar temos?

1 discorrer, discursar, tratar, comentar, desfiar, discretear, discutir, explanar, explicar, conversar, arrazoar, prelecionar.

Qual é o objetivo de um texto dissertativo?

Um texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos tendo como objetivo formar a opinião do leitor ou ouvinte e tentar convencê-lo de que a ideia defendida é correta.

Qual a diferença entre dissertar e argumentar?

Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.

Qual o principal objetivo da dissertação argumentativa?

Dissertação argumentativa Nessa modalidade textual, o objetivo do texto é convencer/persuadir o leitor a acatar os pontos de vista do autor a respeito de determinado assunto. Nesse sentido, o autor deve selecionar, organizar e relacionar argumentos em defesa de seu ponto de vista.

Quais as principais características da dissertação argumentativa?

O texto dissertativo-argumentativo é composto, como o próprio nome indica, pela mesclagem do gênero dissertativo e argumentativo. Isso significa que, nesse tipo de texto, o autor disserta sobre algum tema, — discorre sobre o assunto —, e argumenta em favor de um ponto de vista, — defende uma posição.

Qual a finalidade de uma dissertação?

A dissertação é um gênero textual que utiliza a argumentação como base para a defesa de um ponto de vista. Dessa forma, o autor, ao discorrer sobre o tema e apresentar a sua tese, deve afirmá-la com o uso de dados, estatísticas, pesquisas, fatos, exemplos e citações, dentre outros.