Para quais valores de a, b e c o polinômio seria identicamente nulo: a) P(x) = (a -5)x2 + (2a + b)x.
Dizemos que dois polinômios A(x) e B(x) são idênticos (indica-se ) quando assumem valores numéricos iguais para qualquer valor comum atribuído à variável x.
A raiz de um polinômio é denotada pelo valor que a variável assume de modo que o valor numérico do polinômio seja igual a zero. Na linguagem matemática, seria assim: ... Antes de compreendermos o conceito de raiz, vamos relembrar a forma geral de um polinômio de grau n.
O “valor numérico” diz respeito ao valor obtido quando analisamos uma função polinomial (ou polinômio), com um determinado valor para a variável x.
O valor numérico de uma expressão algébrica é o número que pode substituir as incógnitas para que seja efetuada a operação e obtido um resultado final.
Valor numérico de uma expressão algébrica é o resultado que se obtém quando adiciona as variáveis/incógnitas em uma determinada expressão algébrica por valores numéricos e se efetuam as operações indicadas.
Neste caso, a função é um conjunto de operações a ser feita com um número que pode variar, representado pelo x. A função, neste exercício, é f(x)=8x−1, ou seja, a regra é "multiplicar a variável por 8 e depois subtrair 1.
O valor de uma função afim é o valor que a função assume para um determinado x. Para compreendermos com clareza a definição acima, vamos utilizar um exemplo. O mesmo deve ser feito no item b, ou seja, para calcular f(–2), basta substituir agora, o valor de x na função por –2.