Em 1971, surgiu no Canadá, os Jogos Cooperativos, como uma alternativa para “jogar com o outro”, ao invés de “contra o outro”, para incluir, ao invés de excluir, procurando uma nova forma de vivenciar jogos e brincadeiras, tanto tradicionais como novos, com um novo olhar, através de desafios, metas comuns e regras .
Os Jogos Cooperativos sempre estiveram inseridos na sociedade, porém começaram a ser mais valorizados na década de 1950 nos Estados Unidos através do trabalho de Ted Lentz. Já no Brasil, um dos primeiros a produzir textos sobre Jogos Cooperativos foi o professor Fábio Otuzi Brotto (SOLER, 2003).
Os jogos cooperativos são as dinâmicas de grupo que promovem, como o nome diz, a cooperação, o espírito de equipe e a ajuda mútua entre os integrantes dos times. O intuito é ajudar a criar cultura de parceria, em que as pessoas não participam para ganhar, mas sim por todo o processo que leva à meta comum.
Jogando cooperativamente temos a chance de considerar o outro como um parceiro, um solidário, em vez de tê-lo como adversário, operando para interesses mútuos e priorizando a integridade de todos.
Os Jogos Cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento de todos.
Os jogos cooperativos servem como ferramenta para resgatar a cultura e brincadeiras lúdicas hoje esquecidas, promove e trabalha a interdependência e integralidade e convivência com os demais alunos, os jogos cooperativos resgata também os valores que hoje estão esquecidos pelos alunos e pelas sociedades, hoje os jogos ...
No dia a dia , poderiam ser utilizados os sentimentos de preocupação para com os outros , a amizade , o cooperativismo , a compreensão , a equidade de postos , o prazer de ajudar , a perseverança, a alegria , o esforço , a vitória para ambos os lados , a cooperação , a ajuda mútua , dentre outros.