William G. Dever afirma que a região de Midiã se situava no noroeste da península Arábica, na margem oriental do golfo de Ácaba no mar Vermelho, uma área que só foi povoada intensivamente a partir dos séculos VIII e VII antes de Cristo.
O povo de Israel vivia uma situação muito crítica, porquê cada um fazia aquilo que bem entendia, e os filhos de Israel fizeram o que era mal aos olhos do Senhor Deus, e por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas e amalequitas, como também os povos do Oriente.
Gideão foi o juiz que libertou os filhos de Israel dos midianitas. Os midianitas eram povos nômades árabes dos desertos da Síria e da Arábia. Esse povo oprimia Israel roubando suas colheitas e também seus animais.
Os amalequitas haviam queimado a cidade de Ziglaque, que era no Sul, o orgulho de Davi. Mesmo sabendo que o interesse especial de Deus era apagar a memória de Amaleque de debaixo do céu, Davi era tão obediente que, antes de sair à peleja, mandou chamar o sacerdote Abiatar com a estola sacerdotal e consultou ao Senhor.
Hamã quiss exterminar o povo judeu e tentou manipular o rei para conseguir isso, porque alimentava um desejo de matar todos os judeus que haviam ficado cativos na Babilônia. ... Com isso o rei Assuero concorda com a idéia dele, e lança um decreto de exterminar os judeus.
Você também pode ler sobre Zeres em qualquer versão da Bíblia em nosso site. Na língua persa, "ouro". Ela era a esposa de Hamã, o primeiro ministro do rei Assuero. Viveu por volta de 510 A.C (Antes de Cristo).
O que podemos aprender com Ester? -Confiar em Deus, Ester arriscou sua vida para obedecer a Deus e Ele cuidou dela. -Ter coragem- Ester estava segura, ninguém conhecia sua identidade e ela não seria afetada pelo extermínio, mas ela arriscou tudo para fazer o que era certo.
O que ela fez? Ester usou a influência que tinha como rainha para impedir o extermínio do seu povo. Ela descobriu que havia sido emitido um decreto oficial que especificava um dia em que todos os judeus que viviam no Império Persa seriam mortos. Esse plano perverso foi ideia de Hamã, que servia como primeiro ministro.
Hamã é uma personagem do livro bíblico de Ester. Hamã era filho de Hamedata e descendente de Agague. ... Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia. O rei ordenou que todos os funcionários do palácio se curvassem e se ajoelhassem diante de Hamã em sinal de respeito.
Raamá ou Ramá (Hebreu: רעמה, Ra‛mâh) significa “alto, exaltado, ou trovão”. O nome é mencionado pela primeira vez como o quarto filho de Cuxe, que é o filho de Cam, que é o filho de Noé, em Gênesis 10:7, e mais tarde aparece como um país que negocia com a cidade-estado fenícia de Tiro, em Ezequiel 27:22.
Mardoqueu ou Mordecai (em hebraico: מרדכי) é um personagem bíblico que surge no Livro de Ester. O seu nome é derivado da palavra Marduque, nome do deus da cidade da Babilónia. ... Era primo de Ester que era filha de Abiail, tio de Mordecai e, pela morte dos pais desta, a adotou, criando-a como filha.