Rota de Fuga 2 - Hades - Looke.
As rotas de fuga são o caminho que os funcionários devem seguir em casos de acidentes que exijam a evacuação do local de trabalho. Mais do que ter placas de sinalização, uma empresa deve seguir certas exigências para que as instruções sejam colocadas de forma clara e de fácil entendimento, mesmo nos momentos de tensão.
A rota de fuga é o trajeto a ser seguido no caso de necessidade urgente de evacuação de um local em função de incêndio, desabamentos ou outros casos de emergência.
As rotas de fuga são caminhos contínuos, proporcionado por portas, corredores, halls, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou ainda combinações desses, para atingir as saídas de emergência de uma edificação.
A sinalização de rota de fuga deve ser contínua. Toda mudança de direção, saídas, escadas, rampas, degraus, devem ser sinalizados, ou seja, todo o percurso deve ser direcionado sem interrupções de modo que o ocupante da edificação consiga encontrar um local seguro, longe do risco.
A porta corta fogo, comum em condomínios e prédios, é um item substancial de proteção, pois possui a capacidade de deter o fogo e o calor, em caso de incêndios em edifícios. A porta corta fogo foi pensada para impedir a propagação das chamas para outros andares e facilitar a fuga de pessoas.
A porta corta fogo é um equipamento de prevenção e combate a incêndio, que atua como um bloqueador, impedindo e/ou retardando a propagação das chamas, do calor, da fumaça e dos gases, de um ambiente para o outro.
As portas corta-fogo podem ser feita em combinação de vários materiais, aço, fibra de lã cerâmica. Já a ferragem da porta pode incluir dispositivos automáticos de fechamento, rolamento de esferas dobradiças ou um mecanismo de travamento.
PORTAS-CORTA FOGO: TRANCAR É ILEGAL E PERIGOSO. ... O ideal será manter as portas fechadas, mas nunca, como referido, trancadas. Se necessitarem de estar sempre abertas terão que ter um dispositivo de retenção eletromagnético que automaticamente as fecha em caso de incêndio.
Portas de residências e apartamentos podem ter sentido de abertura para dentro ou para fora. Norma NBR 9077. As portas das rotas de saída e aquelas das salas com capacidade acima de 50 pessoas e em comunicação com os acessos e descargas devem abrir no sentido do trânsito de saída.
A largura mínima das saídas é determinada pela fórmula N = P/C, onde N é o número de unidades de passagem (arredondado para número inteiro imediatamente superior, caso necessário), P é a população estimada e C é a capacidade da unidade de passagem (ou seja, a quantidade de pessoas que passa pela unidade em 1 minuto), ...
A largura MÍNIMA de qualquer escada será, em qualquer projeto, 1,20m. A Tabela 6 nos informará a distância máxima a percorrer (a partir da porta da escada até o ponto mais distante do pavimento):