Festa do boi-bumbá em Parintins, no Amazonas. A brincadeira, ou folguedo, se realiza em diferentes épocas do ano na Amazônia, no Nordeste, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em cada região o bumba meu boi tem suas características próprias.
História da lenda do Bumba meu boi No nordeste, a história do Bumba meu boi foi inspirada na lenda da Mãe Catirina e do Pai Francisco (Chico). Nessa versão, Mãe Catirina e Pai Francisco são um casal de negros trabalhadores de uma fazenda. Quando Mãe Catirina fica grávida, ela tem desejo de comer a língua de um boi.
A festa do boi Bumbá surgiu no Norte do Brasil e o único fato que explica seu surgimento foi que, durante o período de dominação holandesa na região, onde conta a história de uma escrava que estava com desejo de comer língua de boa.
Origem do Bumba meu boi Segundo os historiadores, a manifestação teve origem na cultura dos países da Europa, especialmente da tradição luso-ibérica do século XVI, e foi trazida para o Brasil através de colonizadores portugueses, misturando-se à cultura dos países da África e indígena.
O Bumba Meu Boi ou Boi Bumbá é uma dança folclórica brasileira, que reúne personagens humanos e animais fantásticos. Durante a apresentação é narrada a história sobre a morte e a ressurreição de um boi. O Dia Nacional do Bumba Meu Boi é celebrado dia 30 de junho.
Amazonas
1965
Boi Garantido
Total de Pontos
Um pajé ajuda Francisco e ressuscita o boi. O boi Garantido, fundado em 1913, foi o primeiro a encenar a lenda de Franscisco e Catirina. Nove anos depois foi fundado o boi Galante, que viria a se chamar Caprichoso a partir de 1925.
Com média superior a 38 mil espectadores por ano, o festival reúne, aproximadamente, 600 brincantes por boi-bumbá, divididos na composição rítmica (Marujada do Caprichoso e Batucada do Garantido), encenação de rituais, tribos indígenas e figuras típicas. ...
Foi campeão em 2010, 2012, 2015 (ano do cinquentenário do festival) e Bicampeão nos anos de 2017 e 2018.