EQST

O Que Uma Leso Ltica?

O que é uma lesão lítica?

Uma lesão lítica significa que o tecido local foi "destruído", tem uma densidade menor/diferente do normal da região. Pode ter como origem uma infecção, lesões pseudotumorais, neoplasias primárias ou secundárias(metástases).

O que leva uma lesão lítica do osso?

Lesões osteolíticas podem ocorrer em diversas patologias ósseas não tumorais, como cisto ósseo simples, cisto aneurismático, hiperparatireoidismo, bem como por neoplasias, entre elas destacando-se Mieloma Múltiplo tumores metastáticos, principalmente, Câncer de Mama, Próstata, Pulmão e Rim, cujas principais ...

O que é lesão óssea Insuflativa?

É uma lesão insuflativa com cavidades de conteúdo hemático do trabeculado ósseo, o que repercute em discretas traves osteofibrosas intralesionais, que podem ser vistas na radiografia simples (Figura 1C).

O que é uma Osteólise?

Osteólise, ou perda óssea, é uma complicação bem conhecida da artroplastia total de quadril cimentada. Este tipo de perda óssea, incorretamente chamada de doença do cimento, está associada com soltura asséptica dos componentes cimentados.

Qual é o tratamento de câncer na coluna?

As opções de tratamento incluem cirurgia, radiação, quimioterapia ou uma combinação dos três métodos, dependendo das circunstâncias únicas associadas a cada tumor. Além disso, o controle da dor e a preservação da função neurológica são os principais focos do tratamento de tumores da coluna vertebral.

O que significa metastase na coluna?

Os tumores malignos mais comuns na coluna vertebral são metástases, que são lesões provenientes de um câncer distante que migrou para a coluna através do sangue. Considerando todos pacientes com os mais diversos tipos de câncer, cerca de 5 a 10% desenvolvem metástases em coluna.

Quais as principais causas de osteomielite?

Osteomielite é uma infecção do osso que pode causar dor e outros sintomas. Existem vários micro-organismos que podem infectar o osso e causar o que chamamos de osteomielite. A causa mais comum é a bactéria, mas micobactérias e fungos também podem ser a causa.

O que é Osteoblastica?

As áreas dos ossos onde isso ocorre são chamadas osteoblásticas ou lesões blásticas. Embora estas áreas blásticas sejam mais rígidas, a estrutura do osso é anormal e essas áreas fraturam mais facilmente do que o osso normal.

O que é lesão Metafisária?

Também conhecido como defeito fibroso cortical ou defeito metafisário fibroso, representa a lesão tumoral benigna mais comum na infância. Habitualmente envolve a região metafisária de ossos longos. 80% dos casos ocorrem ao nível dos membros inferiores: Fémur distal > tíbia proximal > perónio proximal > tíbia distal.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer na coluna?

A taxa de sobrevida relativa em 5 anos combinada para todos os tipos de tumores ósseos, em adultos e crianças, é de 70%. Para adultos, o tumor ósseo mais frequente é o condrossarcoma, que tem uma taxa de sobrevida em 5 anos de 80%.

Qual sintoma de câncer na coluna?

Sintomas mais comuns de tumor maligno na coluna: Dor local; Sintomas radiculares (dor que irradia para braços ou pernas); Alterações neurológicas (formigamento, alteração sensitiva ou fraqueza muscular); Perda de controle da micção (urina) ou evacuação (fezes);

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com metástase na coluna?

As metástases para coluna espinhal acometem pacientes portadores de neoplasias com disseminação sistêmica o que impõe prognóstico reservado. A sobrevida média está entre 3-6 meses na maioria dos estudos.

Quais os sintomas de metástase na coluna?

Sintomas mais comuns de metástases na coluna:
  • Assintomático (ausência de sintomas);
  • Dor local;
  • Sintomas radiculares (dor que irradia para braços ou pernas);
  • Alterações neurológicas (formigamento, alteração sensitiva ou fraqueza muscular);
  • Instabilidade mecânica da coluna;
  • Deformidade da coluna.
29 de abr. de 2020

O que é osteólise?

O termo osteólise (osteo=osso; lise=quebra) refere-se à redução da massa óssea, em decorrência da reabsorção da mesma pelos osteoclastos. Existem outros fatores que aumentam o risco do surgimento de osteólise, como: Idade e sexo: é mais frequente em homens, especialmente com idade avançada.