EQST

O Que Uma Declaraço Do Empregador?

O que é uma declaração do empregador?

A declaração de trabalho é o documento onde o empregador confirma a relação de trabalho com uma pessoa. O documento pode atestar uma relação de trabalho atual ou passada, dependendo do caso. O documento também é conhecido como: Atestado de relação empregatícia.

Como fazer uma declaração de empregador?

Eu, [nome do empregador], declaro para os devidos fins, que o senhor (a) [nome do empregado], inscrito sob o CPF nº ____________, portador do RG nº___________, trabalha na minha empresa no cargo de ________, de segunda a sexta-feira, das [horário de início e término do expediente], sendo que a sua contratação aconteceu ...

Como comprovar que a empresa não tem empregados?

O eSocial unificará em um banco de dados as informações que o empregador tem que enviar para a Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Previdência Social, INSS e Ministério do Trabalho. Os órgãos ao receberem as informações enviadas diretamente através do canal eSocial farão uso delas.

O que é uma declaração por escrito?

A declaração é uma espécie de documento utilizado quando se deseja fazer alguma afirmação ou comprovação de algo que não possui outro documento formal. Para legitimar a escrita, apresenta-se documentos pessoais e outros dados relevantes ao assunto bem como assinatura de próprio punho. ...

O que é uma declaração médica?

Atestado médico é outra coisa! Como você deve ter entendido, a declaração é um documento que o funcionário deve apresentar ao empregador quando acompanha alguém a uma consulta ou quando ele próprio é atendido, mas não precisa se afastar do trabalho.

Pode descontar DSR com declaração de horas?

Empresa pode descontar o dia e o DSR? Esclarecemos que não existe legislação que trate de declaração médica, desta forma, entendemos que a declaração, e não o atestado médico, apenas justifica a ausência do empregado, ficando a critério do empregador descontar o período não compreendido nesta declaração.

Quantos atestado de acompanhamento a empresa tem que aceitar?

(...) X - até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; (Inclusão dada pela Lei . XI - por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica.

O que diz o artigo 473 da CLT?

Para todos os casos elencados no Artigo 473 da CLT, é necessário que o trabalhador apresente documentação hábil para comprovar a situação, seja o atestado médico, certidão de comparecimento em juízo ou mesmo comprovante da doação de sangue. Tudo depende de qual é o caso que motivou a falta justificada.

Quais são as faltas legais ao trabalho segundo a CLT?

ausência do empregado devidamente justificada, a critério da administração do estabelecimento; ... a ausência do empregado por até três dias consecutivos, em virtude do seu casamento; a falta ao serviço com fundamento na lei sobre o acidente do trabalho; a doença do empregado, devidamente comprovada.

Quais são as faltas legais conforme art 473 da CLT?

casamento: até 3 dias. aborto não criminoso: duas semanas. por 1 dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica. até 3 dias, em cada 12 meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada.

É lei não trabalhar no dia do aniversário?

Lei que dá folga no dia do aniversário do servidor é inconstitucional. A folga remunerada no dia do aniversário do servidor público não atende aos princípios da moralidade, do interesse público e da razoabilidade, nem as exigências do serviço público, conforme os artigos 111 e 128 da Constituição Estadual.

Pode trabalhar no dia do aniversário?

Não existe lei sobre esse assunto,mas dependendo do ramo que vossa senhoria trabalha,existem convenções coletiva que o empregado tem o direito de trocar o seu dia de folga para o data de seu aniversário;Como exemplo eu trabalhei no comércio de Cabo Frio Rj lá eles tem essa convenção coletiva acordada.

Como funciona o day off?

O que é day off na empresa? O day off é o termo em inglês para uma folga remunerada aos colaboradores. Em geral, ela tem sido aplicada como uma maneira de oferecer um benefício aos profissionais, mas também pode ser utilizada como um tipo de premiações aos funcionários simples e singelo, mas de impacto positivo.

É permitido trabalhar no feriado?

Lei nº 605/49: "Art. 9º - Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga”.

O que diz a CLT sobre trabalhar no feriado?

A CLT determina que trabalhar em feriados civis e religiosos é proibido, porém essa não é uma regra absoluta. Em alguns setores, não é possível suspender as atividades profissionais nos feriados, como: Hospitais, Farmácias, Postos de Combustível, Estabelecimentos Comerciais, entre outros.

O que acontece se faltar no feriado?

O Empregador é obrigado a pagar 100% hora extra ou uma folga compensatoria, porem o empregado tem a obrigação de comparecer caso seja necessario em um feriado. Falta no feriado desconta o dia e o DSR e alguns casos a Cesta Basica.

Quantas horas posso trabalhar no feriado?

A Lei 605/49, chamada de Lei do Repouso Semanal Remunerado, prevê que todos os trabalhadores têm direito a um descanso semanal remunerado de, no mínimo, 24 horas consecutivas. Preferencialmente, esse descanso deve se dar aos domingos e feriados civis e religiosos.