O som maciço é produzido quando se percute uma região sólida, desprovida de líquido e ar como, por exemplo, o fígado. O submaciço é produzido em regiões com quantidade restrita de ar, como a região localizada entre o parênquima pulmonar e um órgão sólido.
Pneumoperitônio é a presença de ar na cavidade abdominal. Geralmente é uma condição patológica devida à perfuração de vísceras ocas.
O tratamento da síndrome de Chilaiditi é normalmente conservador, incluindo perda de peso, controle de aerofagia e ascite, e mudança de decúbito. Raramente pode ser necessária abordagem cirúrgica com ressecção ou, mais comum, fixação da víscera interposta.
É a terceira causa de abdome agudo, depois do inflamatório e do obstrutivo. Sua etiologia é variada e podem ser decorrentes de processos inflamatórios (úlcera péptica e diverticulite), neoplásicos, infecciosos, ingestão de corpo estranho, traumatismos e iatrogênicas.
3 - Abdome Agudo Inflamatório As causas mais frequentes são a apendicite, colecistite aguda, pancreatite e diverticulite.
Quadro de instalação súbita de dor abdominal, geralmente grave, demandando a realização de rápido diagnóstico a fim de evitar complicações irreversíveis ou a morte do paciente.
Abdôme agudo, é uma abreviação para dor abdominal aguda, e se refere a qualquer dor súbita e intensa no abdome que leva a vítima a procurar socorro médico. Se não tratado, costuma evoluir para deterioração clínica do doente. Em muitos casos é uma condição de urgência que requer diagnóstico rápido e específico.
A classificação mais utilizada do abdome agudo é de acordo com o seu processo desencadeante:
A peritonite é uma inflamação do peritônio, que é uma membrana que envolve a cavidade abdominal e reveste os órgãos do abdômen, formando uma espécie de saco.
Dentre essas podem se destacar os cânceres em geral, doença inflamatória intestinal, história de litíase renal e biliar, quadros dispépticos, aterosclerose e aneurismas, e doenças hereditárias, como anemia falciforme e fibrose cística.
A dor abdominal é normalmente causada por disfunções em órgãos como intestino, estômago, vesícula, bexiga e útero. O distúrbio pode estar relacionado a situações simples, como excesso de gases, até problemas críticos, como apendicite ou hérnia. Cada indivíduo reage diferente diante da dor abdominal.
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio do trato digestivo que provoca dor abdominal e constipação ou diarreia recorrentes. Os sintomas variam, mas, geralmente incluem dor abdominal inferior, distensão abdominal, gases e constipação ou diarreia.
Assim, dependendo dos sintomas apresentados o médico pode receitar:
A lista de plantas medicinais que podem ajudar a aliviar os sintomas é extensa: camomila, lúpulo, funcho, hortelã-pimenta, erva-cidreira, cálamo e erva-doce, por exemplo, têm propriedades antiespasmódicas e calmantes muito eficazes para a redução de cólicas intestinais. Algumas delas também ajudam a eliminar gases.