Que se encontra em posição intermédia em relação ao que é colateral (ex.: nor-nordeste, és-nordeste, és-sudeste, su-sudeste, su-sudoeste, oés-sudoeste, oés-noroeste e nor-noroeste são os pontos subcolaterais).
Pontos Subcolaterais: nor-nordeste (NNE), nor-noroeste (NNW), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSW), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), oés-sudeste (WSE) e oés-sudoeste (WSW).
Os Pontos Subcolaterais permitem formas mais precisas de orientação, já que se encontram no intervalo de um ponto cardeal e um colateral.
São formados pela composição de pontos cardeais, e podem ainda ser compostos em pontos subcolaterais: nor-nordeste (NNE), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), sul-sudeste (SSE), su-sudoeste (SSO), oés-sudoeste (OSO), oés-noroeste (ONO) e finalmente o nor-noroeste (NNO).
Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais indicam, juntos, dezesseis caminhos ou orientações no espaço de referência. Os pontos cardeais são meios de orientação no espaço terrestre utilizados em diversos instrumentos, tais como as bússolas e os mapas.
Os pontos cardeais foram definidos justamente a partir da observação do movimento aparente do sol e também pela posição das estrelas no firmamento. Em qualquer lugar da superfície da terra, o sol sempre nasce do mesmo lado e se põe no lado oposto.
Por causa da posição em que o sol nasce.
Leste e oeste, respectivamente. No mundo, os pontos cardeais são representados pela letra de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais.
Os pontos cardeais foram definidos a partir da própia observação dos homens. Todas as manhãs, observava-se que o Sol “nascia” aproximadamente no mesmo ponto no horizonte, variando um pouco em relação ao período do ano. Do mesmo modo, percebeu-se que o Sol “desaparecia” do lado oposto ao qual havia surgido pela manhã.