1. [ Religião católica ] Sacramento que, segundo a doutrina católica, contém realmente o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Cristo sob as aparências de pão e de vinho.
A Solenidade de Corpus Christi deste ano litúrgico ajuda-nos a refletir sobre uma das dimensões da Eucaristia, que é a de banquete, alimento e partilha, conforme o evangelho desta liturgia nos sugere (Lc 9, 11b-17).
8 de setembro de 1264
A Eucaristia, "que já era celebrada pelas primeiras comunidades cristãs em Jerusalém e por São Paulo em sua visita a Troas", foi instituída por Jesus (Atos 20:7). A instituição é relatada pelos evangelhos sinóticos e na epístola de Paulo aos coríntios.
Papa São Pio V em 1570. As regras actuais para a celebração da missa, bem como a explicação do significado de cada um dos seus momentos, podem encontrar-se na Instrução Geral do Missal Romano.
As partes da Missa São elas: os Ritos Iniciais, o Rito da Comunhão, o Rito da Paz e os Ritos Finais. Os Ritos Iniciais são compostos pela entrada do sacerdote, pelo sinal da Cruz e saudação aos fiéis, pelo Ato Penitencial, pelo Glória e pela Oração da Coleta.
substantivo feminino Celebração da eucaristia na Igreja Católica. Segundo a doutrina católica, cada missa é um sacrifício verdadeiro, na qual o Cristo ressuscitado está presente corporalmente no altar como uma vítima que é oferecida outra vez pela Igreja a Deus Pai, como expiação pelos pecados da humanidade.
As diferenças entre missa, culto e outras celebrações católicas. A missa é a celebração da presença viva e real de Jesus no pão e no vinho consagrados. A expressão mais adequada para designar a missa é a palavra eucaristia. ... A missa foi instituída pelo próprio Jesus Cristo na última ceia.
Significado de Meça substantivo deverbal Ação de medir, de avaliar ou de calcular: quero que você meça o terreno. [Figurado] Ação de utilizar moderadamente: meça suas palavras!