As amígdalas ou tonsilas palatinas são órgãos constituídos por aglomerados de tecido linfático. Esses dois órgãos ficam na parte oral da faringe, localizados, portanto, no trajeto do sistema respiratório e digestório.
São extremamente ricas em células que atuam na defesa do organismo, e sua função é trabalhar duro na produção de anticorpos para combater organismos patogênicos, como bactérias. Por causa disso, as tonsilas são grandes aliadas do sistema imunológico.
Tonsilas faríngeas: se localizam atrás das cavidades nasais e acima do palato mole. Produzem anticorpos e também fazem parte do sistema imunológico ajudando na defesa do organismo contra a invasão de agentes estranhos.
Publicado em: Fazem parte do sistema imunológico, assim como as amídalas (tonsilas palatinas), e produzem anticorpos. ... Também conhecidas como carne esponjosa, ajudam na defesa do organismo contra a invasão de agentes estranhos.
As amídalas linguais localizam-se na transição da boca para a faringe e têm como função produzir anticorpos que ajudam na defesa do organismo. As amídalas são estruturas constituídas por tecido linfoide, ricas em glóbulos brancos.
A tonsila lingual lateral é um tecido linfoide secundário localizado na região latero-posterior da língua, com intima associação as papilas folhadas. Esta tonsila pertence ao anel linfático faríngeo e é considerada uma variação de normalidade, pois é clinicamente detectável em poucos pacientes.
Elas são as mais importantes, pois guardam uma espécie de aquivo imunológico, ou seja, registram todos os vírus e bactérias que já entraram em contato com o corpo e ajudam a promover estratégias de defesa. Essa função de defesa, no entanto, dura apenas até os 8 anos de idade. Depois, as amígdalas atrofiam.
As adenoides ficam atrás da cavidade nasal, na rinofaringe (entre o nariz e a boca), enquanto o septo divide o nariz.
São tumores de células do sistema imunológico denominados linfócitos, que são encontrados por todo o corpo, incluindo a nasofaringe. Adenocarcinoma e carcinoma adenoide cístico. São tumores que se desenvolvem nas glândulas salivares menores, mas são mais comumente encontrados na cavidade nasal ou oral.
A adenoidite é a inflamação da adenoide, estrutura do sistema imunológico localizada atrás das cavidades nasais. Em geral, crianças são as mais afetadas pela infecção.
Como é o tratamento. Geralmente, quando as adenoides são infectadas, o tratamento inicial pode ser feito com o uso de antibióticos, como a Amoxicilina, além de anti-inflamatórios ou corticóides, quando inflamam devido a alergias.
Alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz, como corticoides para aplicar nas narinas ou remédios anti-inflamatórios e anti-alérgicos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica.
A radiografia da nasofaringe (ou radiografia do cavum) ainda é o exame por imagem mais usado para a avaliação do tamanho da adenóide.
Ao contrário das amígdalas, não é possível ver as adenoides ao abrirmos a boca, pois estas ficam acima do palato (céu da boca). As adenoides crescem durante a infância e começam a regredir ao redor dos 8 anos de idade. Quando elas crescem muito, podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz.